Gestao ambiental
Por: SamyaPrates • 10/11/2015 • Monografia • 15.811 Palavras (64 Páginas) • 270 Visualizações
FTED – FACULDADE DE TECNOLOGIA EQUIPE DARWIN
CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
EM
MBA GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EM BUSCA DE UM AMBIENTE EQUILIBRADO.
JACINTO DE OLIVEIRA FREITAS
JACIARA - MT
JULHO -2012
JACINTO DE OLIVEIRA FREITAS
EM BUSCA DE UM AMBIENTE EQUILIBRADO.
[pic 1]
Orientador: Profª. MS. Maildes Sampaio
JACIARA-MT
JULHO-2012
EM BUSCA DE UM AMBIENTE EQUILIBRADO.
JACINTO DE OLIVEIRA FREITAS
Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia – Apresentado a
Banca Examinadora e (Re) Aprovada em ___/___/___.
_______________________________________________
Professor Orientador
_______________________________________________
Professor Co-Orientador
________________________________________________
1º Avaliador
________________________________________________
2º Avaliado
Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado saúde, paz e inteligência um ser humano que raciocina, indaga e não aceita qualquer informação, vindo até mesmo do conhecimento cientifico, só o pai criador é tão perfeito que posso agradecer a cada dia sempre.
Dedico este trabalho a todos os meus familiares, em especial meu pai Calixto e minha mãe Cecilia, professores e amigos que me apoiaram desde início e vêm me dando coragem incentivando-me que é preciso ter fé para lutar, vencer, ir em frente porque a vitória é dos que almejam, busca e conquista os resultados com êxito e o melhor troféu é a chegada final.
“Como educar nossas crianças e jovens num tempo em que a aparência vale mais do que a essência e a competição e o individualismo teimam em ditar as regras dos relacionamentos, acabando por minar qualquer possibilidade de companheirismo, de amizade e de amor.”
(Chapeleta, Gabriel, 2003:11)
RESUMO
O ambiente equilibrado é fundamental para uma qualidade de vida melhor, para todas as espécies, a situação atual observa-se que todos os seres vivos dependem do meio para sua sobrevivência. O homem é o centro das atenções, desde o avanço industrial e tecnológico o mesmo se desenvolveu e mudou-se completamente. Após os resultados assustadores das suas conseqüências, o ambiente tem mostrado respostas surpreendentes, como se estivesse pedindo socorro pare de tanta agressão. As poluições só aumentam cada dia em escalas enormes e, isso vem à extinção de espécies dos ecossistemas e o principal autor desta história continua sendo o ser humano. Nas últimas décadas OGNS, governo, empresas, escolas vem se motivando e incentivando muito sobre como praticar um desenvolvimento sustentável, o que está faltando é força de vontade e determinação de forma generalizada. Exemplo na Rio mais vinte, o assunto foi sustentabilidade entre todas as áreas de conhecimento, assim que terminou o evento houve empresário descordando das parcerias. Agora fica aquela interrogação, como praticar uma sustentabilidade sendo que as próprias autoridades contra diz as normas e procedimentos? Falar, participar, prometer é fácil, complexo é colocar em prática e fazer acontecer, nem todas as pessoas envolvidas interagem por uma causa justa e aplicada. Ultimamente até a legislação está encontrando dificuldades em trabalhar com a sociedade.
Palavra chave: Ambiente. Homem. Poluição. Sustentabilidade. Autoridade.
ABSTRACT
?
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 00
METODOLOGIA 00
CAPÍTULO I 00
CAPÍTULO II 00
CAPÍTULO III 00
CONSIDERAÇÕES FINAIS 00
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 00
INTRODUÇÃO
Um ambiente equilibrado visa uma melhoria em geral, preservar e conservar os ambientes aquáticos, terrestres e mantendo o equilibrio generalisado, manter a qualidade da agua como não jogar lixos de tipo algum, não poluindo a agua o ecossistema aquático ficará em bom estado de preservação.
Todos os seres vivos dependem da agua para a sua sobrevivencia e boa parte que compoem esses seres vivos sao formados por agua. Com o aumento da populaçao mundial a quantidade de agua potavel está cada vez menor. Com o avanço industrial aumentou a poluiçao das aguas muitas empresas nao possuem um tratamento adequado, como por exemplo, o tratamento de dejetos industriais, os mesmos sendo reutilizados novamente. Os agrotoxicos aplicados nas lavouras que vao atraves da enxoradas e percolação que irão para as correntes dos rios, acabam afetando animais e plantas aquáticas. Várias doenças são causadas através da água contaminada, quem sofre as consequências não são só seres quem habitam esses locais, mas sim todos os seres que estão englobados nesta cadeia.
...