Globalização
Por: vickvick • 4/5/2015 • Bibliografia • 302 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração. Entre os países e as pessoas do mundo todo. É um fenômeno capitalista e complexo que se desenvolveu a partir da evolução industrial e firmou se após a guerra fria “globalização = unificação”. Todas as nações da terra trocando informações, culturas e mercadorias, unidas em uma mesma língua, em uma mesma aldeia global. Exemplos: Petrobras, Coca-Cola, cruzeiros, tecnologias, CM, TV Globo, etc. Novas tecnologias que proporcionam ao mundo uma maior velocidade dos negócios e comunicação entre os seres humanos.
O problema é que não esta ao alcance de todos países pobres, cada vez mais pobres, colapso de algumas economias, desnacionalização dos estados, aumento do desemprego, desigualdade, social, a não garantia dos direitos humanos. “A globalização favorece o capital” Ignacy Sachs, diretor do centro de pesquisas do brasil contemporâneo, da escola de altos estudos de Paris. O aumento da desigualdade e da exclusão que a globalização parece alimentar é intricado e de difícil combate. Manifesta-se tanto no plano interno dos países desenvolvidos como o plano internacional. A globalização e a liberação comercial trouxeram riquezas para muitos, mas a distancia entre ricos e pobres. O mundo pode estar caminhando inexoravelmente para um daqueles momentos trágicos que levam os historiadores a perguntar. “Por que ninguém fez alguma coisa antes que fosse tarde”? Ethan Kapstein.
A globalização da economia não pode se tornar um processo de resultado na abertura unilateral da economia, favorecendo os países ricos em detrimento dos mais pobres, é preciso evitar a todo custo, que esse processo aumente o abismo entre as economias, agravando a diferença entre desenvolvidos, emergente e pobre. O acesso ao milionário mercado dos ricos tem de se tornar fato, para que a geração de empregos, de renda e de arrecadação seja estendida a todos.
...