Globalização
Projeto de pesquisa: Globalização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelaoferreira • 6/1/2015 • Projeto de pesquisa • 996 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
1 – GLOBALIZACAO
Na aula de hoje falaremos de um importante fenômeno ocorrido no mesmo século: a integração regional e as crises mundiais.
Todavia, para que vocês compreendam como o mundo se integrou a ponto de tantos blocos e organizações como vemos hoje em dia, é preciso voltar um pouquinho mais no processo, ok?
Pois bem, no século XX, o aperfeiçoamento dos meios de transporte e de telecomunicações e o aprofundamento das relações políticas, econômicas, sociais e culturais caracterizou o processo conhecido por globalizacao.
Sei que vocês já devem estar “carecas” de saber o que é a globalização, mas vamos parar um pouquinho pra pensá-la de uma forma um pouco mais detida?
Apesar de todos nós já termos ouvido falar sobre esse termo, nem sempre nos damos conta da proporção e influência da globalização nas situações políticas, econômicas e sociais que vivemos atualmente. Para felicidade de uns e tristeza de outros, é graças à globalização que temos tanta facilidade em encontrar um McDonalds a cada esquina, ouvir Paul McCartney, Jack Johnson ou Beyoncé com tanta frequência. É por causa dela que nos sentimos tão à vontade para opinar sobre decisões políticas tomadas pelos chefes de Estado da Inglaterra ou dos EUA, discutir a legitimidade da ocupação do Iraque ou julgar o comportamento e a cultura de povos que nem saberíamos da existência se não fosse a globalização.
Pois bem, os efeitos decorrentes da globalização nós já conhecemos, mas afinal, o que é a globalização e por que ela acarretou tantas mudanças na nossa vida?
Devemos ter bem claro em nossas mentes que a globalização é um processo e, como todo processo, não ocorreu do dia pra noite e possui implicações positivas e negativas que acarretaram mudanças em todos os aspectos mundiais, sejam econômicos, sociais, culturais ou políticos.
Ao ouvirmos a palavra globalidade, nos remetemos imediatamente a uma noção de conjunto, de integralidade ou de totalidade. O termo “globalização” carrega consigo esse mesmo sentido de conjunto, transmitindo a ideia de algo inteiro, completo, sugerindo uma integração.
Desta maneira, globalizar seria o oposto de dividir, marginalizar, expulsar ou excluir. A exclusão é justamente o principal argumento dos opositores da globalização, já que presenciamos cotidianamente o ressurgimento, em vários locais do planeta, de diversas manifestações fundamentalistas, racistas e terroristas que a humanidade considerava praticamente superadas. Globalização e exclusão são conceitos que definem duas realidades interligadas, sendo que o primeiro sinaliza as características atuais do processo de desenvolvimento do capitalismo em nível mundial e o segundo trata de sua consequência mais visível e imediata.
Globalização é um fenômeno de aprofundamento do intercâmbio político, econômico, social e cultural entre as diversas nações do planeta atualmente intensificado pelas profundas transformações e inovações científicas e tecnológicas na área da comunicação e nos transportes.
Por meio dessa definição, percebemos que a globalização se manifesta nos campos do comércio, das finanças e da produção internacional, aprofundando a interdependência entre os países. No entanto, a globalização não pode ser compreendida como um processo eminentemente comercial ou ainda um fenômeno puramente econômico-financeiro. A abrangência da globalização é muito ampla, evidenciando-se no campo econômico, político, social e cultural. Logicamente, ela é também um processo ligado ao aprofundamento do intercâmbio comercial, mas, lembrem-se sempre, não se restringe a isso.
Com ela, os mercados se tornam mais abertos e há um inegável aumento do intercâmbio comercial. Isso é resultado da redução das práticas protecionistas, as quais passam a ser menos acentuadas hoje do que se compararmos com o início do século XX. O desenvolvimento dos meios de transporte e das comunicações também foi um fator que causou aumento do fluxo comercial.
O aprofundamento do comércio internacional, apesar de contribuir para o crescimento e desenvolvimento econômico
...