Globalização: problemas e soluções
Resenha: Globalização: problemas e soluções. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leozaoamaral • 30/5/2014 • Resenha • 388 Palavras (2 Páginas) • 667 Visualizações
Globalização: Problemas e soluções
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômicas mundiais visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que conseqüentemente tornou o mundo interligado.
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista. As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática foram determinantes para a construção de um mundo globalizado. O surgimento dos blocos econômicos deram mais espaços para as empresas transnacionais expandirem ainda mais suas fronteiras até seus extremos.
Existe uma grande variação desse impacto na qualidade de vida da população dependendo do nível de desenvolvimento das nações.
Milton Santos, famoso geógrafo e intelectual brasileiro, Ele mencionou seus aspectos econômicos, e analisou o papel desempenhado pelas empresas na internacionalização do capital, e também os fluxos financeiros e o impacto que estes causam na cultura local.
O cientista político Samuel P. Huntington, ideólogo do neoconservadorismo norte-americano, enxerga a globalização como processo de expansão da cultura ocidental e do sistema capitalista sobre os demais modos de vida e de produção do mundo, que conduziria inevitavelmente a um "choque de civilizações".
A globalização apresenta pontos positivos e negativos, por um lado a globalização foi importante para combater a inflação e ajudou na entrada de produtos de melhores qualidades e mais baratos nos países, com isso, os produtos em geral ficam mais acessíveis. Outra vantagem é que atrai investimentos de outros países, melhora o relacionamento internacional, traz tecnologia, aumento na troca comercial entre países e une culturas.
Por outro lado existem desvantagens na globalização como, por exemplo: a concentração do dinheiro em países desenvolvidos, pois apenas uma pequena parte é investida nos países emergentes. Á também a automação da produção quase que eliminando a utilização de mão-de-obra e causando uma alta taxa de desemprego.
A globalização pode também desvalorizar muito a cultura nacional, com a instalação de países ticos em países mais pobres, explorando a matéria prima e utilizando a mão-de-obra barata.
Podemos concluir que a globalização é a conseqüência do capitalismo e das grandes empresas que montão filiais em outros países para obter mais lucro.
Se a globalização continuar a crescer desse jeito talvez possamos ser integralmente homogêneos com apenas uma língua mundial e até uma cultura.
...