Guerra De Canudos
Artigos Científicos: Guerra De Canudos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xLuizH • 23/9/2013 • 307 Palavras (2 Páginas) • 702 Visualizações
A guerra de Canudos começou em 1893 no Interior da Bahia, canudos foi “criado” por Antonio Conselheiro ( Antonio Vicente Mendes Maciel ), ele liderou a guerra, seguido por trabalhadores que largaram seus trabalhos em fazendas grandes, para viver em Canudos em busca de uma vida melhor, a guerra se iniciou, pois o governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordavam com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia, Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirma ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais, era também um crítico do sistema republicano.
Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano e reinstalar a Monarquia.
Apesar de não haver nenhuma prova para estes rumores, o Exército foi mandado para Canudos. Três expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial, Antônio Conselheiro foi assassinado em 22 de setembro de 1897.
O Significado da Guerra foi a luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do século XIX. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região.
...