História da Doença Atual (HDA): Paciente Portadora de Diabetes
Por: asana iluminada • 21/9/2020 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 623 Visualizações
História da Doença Atual (HDA): Paciente portadora de diabetes mellitus tipo 2. dislipidemia e HAS em uso de propranolol (80 mg/dia), captopril (75 mg/dia) e cloridrato de metformina (1 g/dia). Refere diagnóstico de DM 2 há 10 anos, após procurar atendimento médico com quadro de hipotensão ortostática, polifagia, polidipsia e poliúria. Na ocasião, por solicitação médica, realizou exame de intolerância oral a glicose, com resultado de 200 mg/dL. Paciente refere dificuldade em deambular em decorrência de amputação do pé esquerdo, o qual refere que há aproximadamente 4 anos, apresentou dor, eritema, edema e elevação da temperatura após trauma leve contra uma cadeira. Relata que após 10 dias, o quadro evoluiu com presença de necrose seca no primeiro e segundo pododáctilos, e lesão ulcerada, com exposição óssea e presença de secreção purulenta em região adjacente, no dorso do pé, levando-a a procurar serviço médico no Hospital de Urgência de Teresina. Relata que foi iniciado manejo terapêutico com desbridamento cirúrgico e antibioticoterapia com ampicilina e sulbactam por 14 dias. Não havendo melhora do quadro, foi necessária a amputação do pé esquerdo. Paciente refere que após 4 meses, voltou a ser internada por conta de episódios de visão turva que evoluiu com amaurose em olho direito. Foram realizados exames oftalmológicos, e foi diagnosticada retinopatia diabética não proliferativa, com presença de microaneurismas em vão de retina, tendo sido realizada laserterapia. Refere também que há aproximadamente um mês, vem apresentando dor retroesternal de caráter opressivo com radiação para a face ulnar do membro superior esquerdo, pescoço, mandíbula, associada à dispneia intensa aos médios e grandes esforços e estresse emocional.
Histórico social: refere sedentarismo, dieta hipercalórica, beber socialmente aos finais de semana e fumar 5 cigarros por dia.
Histórico Familiar: Refere pai e avó materna diabéticos e mãe que faleceu aos 65 anos com episódio de IAM.
Exame físico: apresenta acantose nigricans e acrocórdons na região cervical. Peso: 106 kg. Altura: 1,70 cm. IMC: 36,6. PA: 160/100 mmHg. Circunferência abdominal: 108 cm.
Exames Laboratoriais: Glicemia de jejum: 165 mg/dL; Colesterol total: 230 mg/dL; HDL: 28 mg/dL; LDL: 142 mg/dL; Triglicérides: 300 mg/dL; Creatinina: 1,7 mg/dL; Exame de Urina: proteinúria e hematúria.
...