História Da Holanda (Economia)
Projeto de pesquisa: História Da Holanda (Economia). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FernandoTyler • 19/11/2014 • Projeto de pesquisa • 552 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
1. INTRODUÇÃO A HISTÓRIA
Localizados no noroeste da Europa, limitam a norte e a oeste com o Mar do Norte, a leste com a Alemanha e a sul com a Bélgica. A presença antiga do homem nesta região é atestada por monumentos megalíticos (dolmens) e túmulos da idade do bronze e por campos de urnas funerárias da idade do ferro.
Os Países Baixos tornaram-se a primeira nação europeia a assumir uma forma de governo republicana. Ainda que o novo Estado exercesse autonomia apenas sobre as províncias do norte, a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos desenvolveu-se e tornou-se uma das mais importantes potências navais e econômicas do século XVII.
Neste período, conhecido como a Idade de Ouro neerlandesa, os Países Baixos estenderam suas redes comerciais por todo o planeta, estabelecendo colônias em lugares tão distantes quanto Java e o nordeste brasileiro (Brasil neerlandês). Eclipsada pela ascensão britânica durante o século XVIII, a região foi mais tarde incorporada ao império francês sob Napoleão Bonaparte.
A Bélgica conseguiu sua independência em 1830; o Luxemburgo, que seguia regras sucessórias distintas, seguiu seu próprio caminho após a morte do rei Guilherme III. Já no século XIX, os Países Baixos industrializaram-se mais lentamente do que os países vizinhos.
Permaneceu neutro e teve sua neutralidade respeitada na I Guerra Mundial, mas na II Guerra Mundial o país foi ocupado pela Alemanha nazista em maio de 1940, sendo libertado somente em 1945. No pós-guerra, a economia reergueu-se, e o país ingressou em organizações como o Benelux, a Comunidade Econômica Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Sediando, em Maastricht, a assinatura do Tratado da União Europeia, o país foi um de seus membros fundadores, aderiu ao euro em 1999, com as moedas e cédulas circulando a partir de 2002.
2. RELATÓRIO ECONÔMICO
A econômica dos Países Baixos está baseada na iniciativa privada. O governo participa apenas de um pequeno número de empresas, uma participação que gradualmente está sendo reduzida.
Apesar do seu modesto tamanho geográfico, o desempenho econômico dos Países Baixos é notável. Dos 209 países no mundo, os Países Baixos ocupam em termos de área de superfície o 134º lugar, em termos de população o 54º lugar, em termos de renda per capita o 16º lugar e em termos de exportações o 6º lugar.
O governo participa apenas de um pequeno número de empresas, uma participação que gradualmente está sendo reduzida. O Estado se faz presente através de leis, de regulamentações e da administração do estado de bem-estar, desta forma afetando alguns aspectos da atividade econômica. A economia é caracterizada por um setor agrícola pequeno, porém altamente eficiente, uma ampla base industrial e um largo setor de serviços.
2.1 Agrícola
O valor agregado bruto do total do agronegócio dos Países Baixos em 2005 foi de 41,9 bilhões de euros, o que representa 9,4% do total nacional do valor agregado. O setor agrícola emprega aproximadamente 5% da força de trabalho. A economia holandesa tem uma forte orientação internacional e no setor agrícola não é diferente. O setor agrícola representa 2% do PIB do país. Os lucros da produção
...