LOCALIZAÇÃO DE ÁREA DE APTIDÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO
Pesquisas Acadêmicas: LOCALIZAÇÃO DE ÁREA DE APTIDÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cunhepa • 23/2/2015 • 1.611 Palavras (7 Páginas) • 517 Visualizações
LOCALIZAÇÃO DE ÁREA DE APTIDÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO
UNIVERSIDADE ZAMBEZE
FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL E DOS RECURSOS NATURAIS
CURSO DE ENGENHARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL
4 ᵒ Ano
ENGENHARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL
Disciplina: GEOPROCESSAMENTO
Docente: MsC. Nhongo, Eufrásio Sozinho João
Discente: Plácido Leontino Silvestre Sabonete
placidosabonete@gmail.com
Resumo
O presente trabalho o qual é descrita o uso do Geoprocessamento na localização de área de aptidão para a construção do aterro sanitário. Para a selecção de possíveis locais de implantação de aterros sanitários, recorrendo aos sistemas de informação geográfica. A localização deste tipo de infra-estruturas obedece a critérios diversos de natureza geológica, geomorfológica, topográfica, pedológica, biológica, hídrica, hidrogeológica, climatológica, demográfica, usos de solo e acessibilidades. O armazenamento, a integração e a manipulação de toda a informação de base foi possível graças ao desenvolvimento de um SIG, que permitiu igualmente a produção de informação intermédia e a geração do mapa final de acordo com os critérios exigidos. As áreas geradas pelo Sistema foram validadas no campo verificando-se estarem em conformidade com os condicionalismos introduzidos no sistema. A metodologia que se coloca à discussão tem como objectivo evidenciar as potencialidades dos SIG em análises de macro escala, no contexto do planeamento e do ordenamento do território, em consonância com a gestão de recursos hídricos.
Introdução
O aterro sanitário é uma das técnicas mais seguras e de menor custo para a disposição final dos resíduos sólidos urbanos. Fundamentado em critérios de engenharia e normas técnicas específicas, permite confinar tais resíduos de uma forma mais segura, controlar a poluição ambiental e proteger a saúde pública (SCHALCH, VALDIR ET AL, 2002).
No entanto, a falta de critérios técnicos durante a implantação e operação de um aterro sanitário pode conferir-lhe características indesejáveis, trazendo sérios riscos à saúde da população e ao meio ambiente. O lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, caracterizada pela sua descarga sobre o solo, sem critérios técnicos e medidas de protecção ambiental ou à saúde pública. A proliferação de vectores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos, entre outros), geração de odores desagradáveis e, principalmente, poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas pelo chorume - líquido de coloração escura, mal cheiroso e de elevado potencial poluidor, produzido pela decomposição da matéria orgânica contida nos resíduos. Com essa técnica de disposição produz-se, em geral, poluição localizada, não havendo impermeabilização de base (comprometendo a qualidade do solo e das águas subterrâneas), nem sistema de tratamento de percolado (chorume mais água de infiltração) ou de extracção e queima controlada dos gases gerados (SCHALCH, VALDIR ET AL, 2002).
Os Sistemas de Informação Geográfica constituem importantes instrumentos de organização e análise da informação, sendo utilizados dentro das mais diversas especialidades.
Foram concebidos e desenvolvidos para proporcionar aos utilizadores a integração de informação georreferenciada num sistema informático permitindo, através de ferramentas de análise, a geração de nova informação, em função das necessidades específicas dos utilizadores. (FARINHA e BARATA, 1993)
Objectivos
Objectivo Geral
Sintetizar o uso do Geoprocessamento na localização de área de aptidão para a construção do aterro sanitário.
Objectivo Especifico
Descrever os procedimentos da execução e normalização da construção do aterro sanitário;
Abordar os pontos focais da implantação do aterro sanitário.
A metodologia
Para a realização do presente trabalho teve em consideração Factores de exclusão implantação de aterro disponibilizado pelo docente, actualidade dos diversos documentos publicados, os trabalhos “Estudos de Caracterização de Locais para Aterros Controlados” Confinamento de Resíduos Sólidos Urbanos em Aterros Sanitários”. E fez-se o uso dos Software, aplicação de conhecimento do Geoprocessamento no ArcMap mediante as suas ferramentas.
Área de Estudo
O Distrito de Moatize está localizado na parte Oeste da Província de Tete. É limitado a Norte pelos Distritos de Chiúta e Tsangano, a Leste pela República do Malawi, a Sul pelos Distritos de Tambara e Guro (ambos da Província de Manica) e a Oeste pelo Município de Tete e pelo Distrito de Changara.
Figura 1: Ilustração do Município de Moatize
Divisão Administrativa
O Distrito de Moatize está subdividido em quatro Postos Administrativos. Note-se que Distrito de Moatize se distingue dos restantes Distritos em estudo por englobar uma área Municipal (Município de Moatize).
Figura 2: Ilustração da Divisão Administrativa de Moatize
Tabela 1: Divisão Administrativa de Moatize
Posto Administrativo
Localidades
Kambulatsitsi
Kambulatsitsi-Sede; Necungas
Moatize
Município de Moatize; Moatize-Sede; Benga; Mpanzo;Msungo
Zobué
Chipiridzanje; Nkodeze; Zobué-Sede; Samoa; Mussacama
Aterro sanitário
O aterro sanitário também é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, minimizando os impactos
...