Leis da Oferta e Procura/Demanda Turísticas em regimes Económicos de Livre Mercado
Por: scao • 11/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.954 Palavras (12 Páginas) • 500 Visualizações
Francisco Nihempe
Helena José Reco
Janete Maria José de Barros
Joaquim Paulo Sijui
Lourino Lourenço Armando
Sheila Mónica do Rosário
Silvano Carlos Alfredo Pamela
Leis da Oferta e Procura/Demanda Turísticas em regimes Económicos de Livre Mercado
Universidade Pedagógica
Nampula
2017
Francisco Nihempe
Helena José Reco
Janete Maria José de Barros
Joaquim Paulo Sijui
Lourino Lourenço Armando
Sheila Mónica do Rosário
Silvano Carlos Alfredo Pamela
Leis da Oferta e Procura/Demanda Turísticas em regimes Económicos de Livre Mercado
[pic 1]
Universidade Pedagógica
Nampula
2017
Índice
Introdução 3
1. Oferta turística 4
1.1. Lei da oferta 4
1.2. Gráfico da Oferta Turística 4
1.3. Factores influência na oferta turística 5
1.4. Características da oferta turística 6
1.5. Classificação da oferta turística 7
1.5.1. Atractivos turísticos 7
1.5.2. Equipamentos e serviços turísticos 7
1.5.3. Infra-estrutura de apoio turístico 8
2. Demanda turística 8
2.1. Lei da demanda turística 9
2.2. Gráfico da Demanda Turística 9
2.3. Factores que influência na demanda turística 10
2.4. Classificação da demanda turística 10
3. Demanda Turísticas em regimes Económicos de Livre Mercado 10
Conclusão 12
Bibliografia 13
Introdução
O trabalho vai abordar sobre a análise da oferta turística, destacando sua classificação, representação gráfica e factores que exercem influência sobre ela. Além disso, você viu questões relativas à demanda turística, como a classificação, definição e classificação, representação gráfica e factores que a influenciam.
Tem-se como objectivo geral focar sobre: Leis da Oferta e Procura/Demanda Turísticas em regimes Económicos de Livre Mercado.
E tem-se como objectivos específicos:
- Identificar e classificar a oferta turística, além de representar graficamente e analisar os factores que influenciam tal oferta;
- Identificar e classificar a demanda turística, além de representar graficamente e analisar os factores que influenciam tal demanda.
- Focar sobre Demanda Turísticas em regimes Económicos de Livre Mercado.
Para a realização do trabalho usou-se consulta de livros físicos (o que pode-se chamar de consultas bibliográficas) e a internet que foi fundamental para a culminação do mesmo.
Como estrutura do trabalho, temos a presente introdução, que se segue do desenvolvimento onde esta desenvolvido o trabalho de forma organizada em títulos e subtítulos pontuados, a conclusão que ilustra a compreensão total dos autores e as referencias bibliográficas.
1. Oferta turística
Segundo MANKIW (1999), a oferta turística pode ser entendida como sendo o conjunto de recursos naturais e artificiais de uma cidade, região ou país, assim como de bens e serviços ligados à actividade turística.
Neste caso podemos afirmar que ela engloba portanto, tudo o que está presente no local de destino e que pode ser oferecido aos turistas para a satisfação de suas necessidades.
A oferta turística pode ser definida como a quantidade de bens e serviços turísticos que os produtores estão dispostos a vender a um determinado preço em determinado período de tempo.
1.1. Lei da oferta
MANKIW (1999), vai muito além argumentando que a oferta turística também, por princípio, responde a uma regra: quanto maior for o preço de determinada mercadoria, maiores serão o desejo e o estímulo de vendê-la. A oferta é comumente representada pela letra S (de supply, em inglês). Veja o boxe de atenção sobre a relação preço/quantidade ofertada.
- Se o preço de um bem ou serviço turístico aumenta, a quantidade ofertada aumenta: Px ↑Sx↑
- Se o preço de um bem ou serviço turístico diminui, a quantidade ofertada se reduz: Px ↓ Sx↓
Podemos tomar como exemplo: suponha que a passagem de transporte Nampula - Chocas aumentou de preço, de 250,00 para 1.500,00. As empresas de transportes vão querer ofertar (vender) mais assentos (mais passagens); provavelmente, vão disponibilizar mais carros para o transporte dos passageiros, até porque, assim, certamente lucrarão mais. Aumentando-se o preço do serviço, a quantidade ofertada será maior também, ou seja, a curva da oferta é “positivamente inclinada”. O que veremos no tópico a baixo.
1.2. Gráfico da Oferta Turística
LAGE & MILONE, (2001) dão a perceber representando a Curva de Oferta Turística (S) como observada no Gráfico abaixo. Nele, observamos que o eixo X está representando a quantidade ofertada, e o eixo Y, o preço do bem ou serviço. Além disso, destacamos que a curva, como pode ser vista, é “positivamente inclinada”, ou seja, quanto maior o nível de P (preços), maior é a quantidade ofertada.
Curva de oferta turística
[pic 2]
Fonte: LAGE & MILONE, (2001)
Analisando o gráfico da Curva de Oferta Turística, vimos que:
...