Lixo nas Cidades: Reciclagem
Por: m3l2n1 • 5/5/2021 • Monografia • 7.698 Palavras (31 Páginas) • 263 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11][pic 12][pic 13]
ADILVANO COSTA AGUIAR
[pic 14]
LIXO NAS CIDADES
Reciclagem
AGUIAR, Adilvano Costa. LIXO NAS CIDADES: Reciclagem. 2019. Número total de folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Arinos - MG, 2019.
RESUMO
O tema abordado neste trabalho é o lixo nas cidades e como as políticas ambientais e publicas ajudam com este tema tão importante nos últimos anos. Tratar da questão do lixo, a conscientização ambiental e a preservação do meio ambiente é de suma importância para as crianças e para a população, sempre mostrando que todo e qualquer usuário é responsável pela produção de lixo no mundo. Este trabalho visa abordar o tema de forma disciplinar para os alunos do ensino fundamental, com o tema reciclagem e o lixo nas cidades. A partir desta questão as turmas trabalharão de forma exploratória e de debate com a finalidade de ensino de preservar e conscientizar os alunos, demostrando ações de como prevenir e promover espaços limpos e conservados.
O referencial teórico deste trabalho traz vários autores e suas opiniões sobre o tema recursos abordados.
Palavras-chave: Lixo. Geografia. Reciclagem. Educação. Conscientizar
SUMÁRIO
1 REFERENCIAL TEÓRICO 18
2 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO 28
2.1 Tema 28
2.2 Justificativa 28
2.3 Problematização 28
2.4 Objetivos 29
2.5 Conteúdos 30
2.6 Sequencia Didática 30
2.7 Cronograma (Tempo para a realização do projeto) 31
2.8 Recursos humanos e materiais 32
2.9 Avaliação 32
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 33
REFERÊNCIAS 34
ANEXOS 37
INTRODUÇÃO
O tema abordado neste trabalho pretende discutir vários fatores envolvidos no panorama da reciclagem nas cidades brasileiras e suas implicações, sendo inserido para as turmas do ensino fundamental, com relevância para o mundo e para a educação, pois não há como não produzir lixo, pode se reduzir os descartes e a produção do lixo com a reutilização de materiais que possam ser reciclados e reutilizados. Os problemas que as cidades vivem hoje em dia como por exemplo os alagamentos, são causado na maioria das vezes por despensa indevida e a falta de coleta seletiva do lixo, que seria uma alternativa correta evitando este tipo de problema nas cidades, além de diminuir o lixo em aterros sanitários e lixões com os resíduos que podem ser reciclados.
A justificativa para este trabalho através do ensino da Geografia é despertar a conscientização dos alunos e da cidade sobre o lixo e questões relacionadas a ele, mostrando como desenvolver atitudes para a preservação do meio ambiente, adotando uma opinião pessoal e colaborando para um ambiente saudável.
O objetivo geral deste trabalho são a compreensão e a conscientização das crianças para a produção de lixo nas cidades e para onde eles vão após terem cumprido sua finalidade. O trabalho traz também objetivos específicos que são: Quanto lixo a escola produz; Quais lixos podem ser reciclados; a compreensão de reuso dos materiais.
Este tema será abordado de forma exploratória e de debate com base na bibliografia sobre o assunto, e a análise do contexto local, sendo elaborados palestras, criação de objetos feitos com materiais reciclados, estudos de campo, visita ao lixão da cidade, relatos das experiências vividas expressando as ideias e opiniões sobre o tema para debates, criando um vínculo e sensibilizando os alunos do ensino fundamental da disciplina de geografia, buscando mostrar que a coleta seletiva e a reciclagem do lixo melhoram a qualidade de vida urbana e pessoal.
O projeto será feito para os alunos do ensino fundamental com duração de dez horas de aulas, com metodologia voltada para o tema da reciclagem e o lixo nas cidades de forma disciplinar com o envolvimentos dos alunos, docentes e da comunidade.
O trabalho mostrara diversos aspectos e conceitos de vários autores e órgãos públicos.
- REFERENCIAL TEÓRICO
A importância das ciências é fundamental para criar a conscientização nas crianças, pois absorvem de maneira livre toda e qualquer informação que lhe é dada, conseguindo um bom resultado com todo o ensino.
O ensino de Ciências contribui para reconstrução da relação do ser humano e natureza, leva o questionamento e ampliação das explicações do que é percebido e observado no ambiente, como por exemplo, no que diz respeito aos fenômenos naturais. (CARVALHO, 2004, p.3)
O educador deve levar em consideração como a criança observa e entende todo o meio em que vive, sendo de suma importância estabelecer relações do ensino com o seu cotidiano. Segundo o autor, o estudo das ciências onde a educação ambiental está envolvida colabora e acompanha outras questões, são elas:
...