TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manguezais Do Espirito Santo

Pesquisas Acadêmicas: Manguezais Do Espirito Santo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  1.786 Visualizações

Página 1 de 2

Comumente chamados de mangues, os manguezais constituem em biomas costeiros, localizados em faixas de transição entre águas doces e salgadas, cujo clima Tropical ou Subtropical representam condições básicas para a sua existência.

Possuindo água salobra, os manguezais se estendem por áreas de desembocaduras de rios em mares e oceanos, estando adentrando por baías, enseadas e outras reentrâncias costeiras. Estão sujeitos ao mecanismo das marés.

As espécies vegetais destes espaços adquirem características peculiares, devido aos diferentes sedimentos presentes nestes biomas.

Os manguezais são reconhecidos como ecossistemas-chave, sendo considerados verdadeiros celeiros biológicos, abrigando espécies típicas desses sistemas ou aquelas que passam, pelo menos, uma parte do ciclo de vida, podendo ainda ser tratados como recurso renovável finito, quando se considera a sua produção natural, ou como um recurso não renovável, quando substituídos por aterros, lixões, empreendimentos imobiliários ou distritos industriais.

O manguezal é muito importante para o equilíbrio ecológico por ser um local favorável ao desenvolvimento de diversas espécies da fauna, incluindo espécies residentes, semi-residentes e visitantes que utilizam o ecossistema como local de refúgio, reprodução e desenvolvimento dos filhotes até a idade juvenil, quando migram para o mar, retornando na fase adulta em épocas de reprodução. Por isso, é considerado o berçário do mar.

O manguezal possui também uma rica flora, permanentemente verde, que fornece matéria orgânica para alimentar a extensa cadeia alimentar estuarina, costeira e marinha.

O manguezal também é importante pelos recursos naturais que produz e que serve de sustento a famílias de pescadores e catadores de crustáceos (caranguejo, siri e camarão) e de moluscos (mexilhão e ostra). Esses produtos são também a essência da gastronomia capixaba, em pratos como a moqueca e a torta, famosos em todo o Brasil.

Economicamente falando, o manguezal produz espécies comerciais importantes para o setor pesqueiro e por sua produção de biomassa (matéria orgânica) que, por meio das marés, é levada à região costeira e à marinha, dando suporte para a cadeia alimentar das regiões litorâneas.

No Espírito Santo, os manguezais são destruídos por aterros e cortes da vegetação, entre outras agressões. São perdidos cerca de cem hectares de mangues por ano no Estado. Os manguezais também são poluídos por esgotos, principalmente os domésticos, e pelo lixo. O Espírito Santo tem aproximadamente 30 mil hectares de manguezais. Destes, cerca de 15 mil estão na Grande Vitória. São Áreas de Proteção Permanente (APPs), como define a Lei 4.771/65.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com