Meteorologia
Tese: Meteorologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gebovana • 1/6/2014 • Tese • 428 Palavras (2 Páginas) • 473 Visualizações
A meteorologia é a ciência que estuda, de forma interdisciplinar, os fenómenos da atmosfera terrestre e de outros planetas, com foco nos processos físicos e na previsão do tempo.
A origem da palavra meteorologia é “meteoro” que significa aquilo que está elevado ou contido na atmosfera. A meteorologia é propriamente a ciência atmosférica ou a ciência da atmosfera.
A pesquisa científica da atmosfera e as aplicações que dela decorrem definem o universo e a abrangência da meteorologia. Um dos principais objectivos operacionais da meteorologia é a previsão do tempo, entendida aqui como a previsão dos fenómenos atmosféricos que ocorrerão em um período futuro de até 15 dias (actualmente). Além da previsão do tempo há a determinação da tendência das flutuações climáticas, em geral referida simplesmente como tendência climática. Nesse caso, a tendência procura estabelecer as condições das flutuações climáticas do próximo ano ou da próxima estação, se a temperatura, humidade do solo, precipitação etc. estará acima, abaixo ou próxima do valor esperado. (E é neste aspecto que as nossas medições se irão basear. Iremos fazer medições de dois em dois meses, para que possamos registar e comparar os diferentes dados que serão obtidos nesta, em Souselas)
Os prognósticos ou previsões dos fenómenos do tempo local, principalmente daqueles fenómenos associados ao tempo severo, como tempestades, ventanias, rajadas, pancada de chuva, granizo, etc. são muito importantes para uma vasta gama de actividades humanas e para o entendimento das transformações rápidas do ambiente. Por exemplo, nas grandes cidades os fenómenos meteorológicos mais críticos acabam por definir as condições de salubridade e a qualidade ambiental a qual está sujeita a população. Entre esses fenómenos listam-se as inundações, as estiagens e a disponibilidade de água potável, as condições críticas de temperaturas extremas (ondas de calor), em geral associadas a baixos valores de humidade relativa do ar, os eventos críticos de poluição do ar, associados à concentrações de poluentes atmosféricos acima de valores aceitáveis à saúde humana, animal e vegetal, etc. A população mundial das cidades tem hoje uma percepção crescente quanto a sua vulnerabilidade aos riscos ambientais.
A atmosfera é um dos componentes do chamado Sistema Ambiental do Planeta, do qual também participam o Oceano, a Superfície planetária em geral (solos, rochas etc.) e o conjunto dos seres vivos, para definir um sistema caracterizado por uma complexa rede de inter-relações e feedbacks (processos de retro-alimentação positiva e negativa). A Meteorologia estuda a atmosfera em sua inter-relação com as outras esferas do planeta: a biosfera, litosfera, criosfera e hidrosfera.
A camada atmosférica em que a maioria dos seres vivos da terra e do ar vivem é chamada também homeosfera.
...