Monografia Sabugal
Casos: Monografia Sabugal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: margarida85 • 12/6/2013 • 5.363 Palavras (22 Páginas) • 410 Visualizações
MONOGRAFIA DE UM CONCELHO – SABUGAL
“Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu!”
“Mar Português”,
Fernando Pessoa
ÍNDICE
INTRODUÇÃO Pág.4
CONCELHO DO SABUGAL:
1. SABUGAL, UM CONCELHO COM HISTÓRIA Pág.5
2. RELEVO, HIDROGRAFIA, SOLO, VEGETAÇÃO & FAUNA Pág.7
3. DEMOGRAFIA/TERRITÓRIO Pág.9
a) SABUGAL E O ENSINO Pág.10
b) SABUGAL E A SAÚDE Pág.12
c) SABUGAL E A ECONOMIA Pág.12
4. TRANSPORTES E ACESSIBILIDADES Pág.13
5. TURISMO Pág.14
6. PATRIMÓNIO CULTURAL E ETNOGRÁFICO Pág.14
7. PATRIMÓNIO NATURAL E ARQUEOLÓGICO Pág.15
8. ANÁLISE SWOT: FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES & AMEAÇAS Pág.16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS/ WEBGRAFIA Pág.18
INTRODUÇÃO
Portugal. País pequeno, mas de grandes feitos. País atual, mas de tradições. País endividado e envelhecido, mas de jovens e inovadoras ideias. Este é o país que outrora se aventurou nos mares à procura de novas terras, novos povos e costumes e que agora naufraga ao sabor amargo da crise. Um país que se revoltou contra a ditadura salazarista e que ergueu cravos vermelhos em honra da sua vitória. Um país que luta e grita pelos seus direitos nas ruas. Um país que ainda aguarda o regresso do tão desejado D. Sebastião numa manhã de nevoeiro, porque talvez assim todo o triste panorama nacional se transforme em algo melhor!? Não, porque Portugal jamais voltará a ser um país de ilusões e de iludidos. Mas pode e deve continuar a ser o país que produz os melhores vinhos, a melhor cortiça, os melhores pastéis e doçarias e que possui uma vasta experiência na arte da chapelaria e do calçado. Pode e deve continuar a ser o país que tem o Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, que foi eleito o melhor país para viajar em 2013 e que tem a 3ª melhor atuação no índice do combate às alterações climáticas. E pode e deve continuar a ser um país de belíssimas paisagens naturais e protegidas, com castelos, pelourinhos e longos eucaliptais no seu horizonte. Então, especificando, de que maneira o concelho de Sabugal se inclui nas características portuguesas acima referidas? Em que distrito se situa este concelho? Qual a sua área e relevo, vegetação e fauna? A população é envelhecida ou, pelo contrário, jovem e ativa? Que patrimónios naturais e culturais fazem parte desta cidade? É um concelho com oportunidades de emprego? Estes são os pontos fulcrais do presente trabalho, entre outros que, com base na leitura de artigos e pesquisa na internet e em bibliotecas, serão aprofundados para um melhor conhecimento do concelho de Sabugal e de Portugal. Porque o que é nacional é bom.
1. SABUGAL, UM CONCELHO COM HISTÓRIA
Sabugal é uma cidade portuguesa que está inserida no distrito da Guarda, na região Centro e sub-região Beira Interior Norte. É sede de um município com 826,70 km2 de área e está dividido em 40 freguesias: Águas Belas, Aldeia do Bispo, Aldeia da Ponte, Aldeia da Ribeira, Aldeia de Santo António, Aldeia Velha, Alfaiates, Badamalos, Baraçal, Bendada, Bismula, Casteleiro, Cerdeira do Côa, Foios, Forcalhos, Lageosa da Raia, Lomba dos Palheiros, Malcata, Moita, Nave, Penalobo, Pousafoles do Bispo, Quadrazais, Quintas de São Bartolomeu, Rapoula do Côa, Rebolosa, Rendo, Ruivós, Ruvina, Sabugal, Santo Estevão, Seixo do Côa, Sortelha, Souto, Vale das Éguas, Vale de Espinho, Valongo, Vila Boa, Vila do Touro e Vila Maior.
O município está limitado a norte pelo concelho de Almeida, a leste por Espanha, a sul por Penamacor, a sudoeste pelo Fundão, a oeste por Belmonte e a noroeste pela Guarda, sendo atravessado, de sul para norte, pelo rio Côa.
A região do Sabugal tem vindo a revelar indícios de importante ocupação humana, desde a Antiguidade, apesar de as suas condições não serem as mais propícias ao “assentamento populacional”, pelo rigor do seu clima.
Segundo a pesquisa efetuada no sítio da internet da Câmara Municipal do Sabugal, “os vestígios mais antigos identificados neste território recuam ao Período Neolítico e Calcolítico. A ocupação humana foi pródiga sobretudo na Idade do Bronze, à qual são atribuídos diversos povoados de altitude (nomeadamente comunidades pastoris, agrícolas e mineiras) e inúmeros achados avulsos. A riqueza das terras em mineração de estanho e cobre consolidou a importância regional do Alto Côa.
As comunidades da Idade do Ferro também ocuparam diversos relevos, deixando-nos
...