Mundo Bipolar e Multipolar
Por: 03211015027 • 6/5/2020 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
Diferenciando o mundo bipolar do mundo multipolar, podemos citar inicialmente a questão de divisões feitas basicamente por ideologia.
Como primeiro ponto vemos a Guerra Fria que dividiu o mundo em dois, sendo um lado o capitalista (EUA) e o outro socialista (URSS). Tendo em vista que depois que a Guerra Fria acabou os EUA eram a maior potência mundial, levando em conta seu poder armamentista e também militar, porém com o passar do tempo, a nova ordem mundial começa a olhar mais a países bem desenvolvidos economicamente e deixando um pouco de lado a questão armamentista e militar, sendo assim países com boa economia se tornando potências.
Portanto, tendo em vista a divisão do mundo bipolar, que se tratava de países de 1º,2º e 3º mundo, os de primeiro mundo países bem desenvolvidos (de orientação capitalista), os de segundo mundo países subdesenvolvidos (de orientação socialista) e os de terceiro mundo países pobres e de pouco desenvolvimento. Ao fim do segundo mundo, o mundo se divide em países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos e/ou pobres), essa divisão ocorria de acordo com critérios econômicos e não de hemisfério propriamente dito.
Algo que caracteriza e influencia de forma direta na Nova Ordem Mundial é a globalização, em poucas palavras o comercio mundialmente interligado, levando em consideração aspectos políticos, econômicos, sociais..., gerando assim a criação de multinacionais e gerando rotas de transporte naval e de submarinos, fazendo assim com que mercadorias chegassem mais fácil em outros países, aumentando também o acesso a informação, consumo. Porém, sabemos que como quase tudo no mundo dentro da globalização também há desigualdades. Inovações tecnológicas por exemplo, estão restrita a países ricos, pois só estes tem poder de desenvolver e apostar em novas tecnologias.
...