Nossa pequena ilha
Por: Alexsandermont • 27/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 257 Visualizações
Gestão Ambiental
Prof. Thiago
Nossa pequena ilha chamada Terra
Sorocaba
26/03/2014
Introdução
O século XX foi marcado pelo crescimento intenso das industrias no mundo todo, abandonamos os meios rústicos das linhas de montagem manuais e locomoção usando cavalos, passamos a adotar o ouro negro como principal fonte de combustível para o transporte e ao mesmo tempo fomos trocando as velhas maquinas a vapor da 1ª revolução industrial pelas maquinas elétricas, cada vez mais rápidas e precisas, o período em que esse setor mais evoluiu foi durante a 2ª guerra mundial, pois os governos incentivavam a melhoria continua de seus processos, afim de produzir mais e mais armas.
Os carros passaram a ser nosso principal meio de transporte, Henry Ford popularizou o automóvel em outubro de 1908, quando o Ford T começou a ser produzido, um modelo confiável, robusto e principalmente barato, foram produzidas 15.007.003 unidades entre 1908-1927, hoje não conseguimos imaginar um mundo sem esse meio rápido e confortável.
No inicio dos anos 50, para ser mais preciso 27/06/1954, entrava em operação a primeira usina nuclear do mundo, construída, é claro, na União Soviética de Josef Stalin, pais rival dos Estados Unidas durante a Guerra Fria, com isso surgiu mais uma preocupação: o que fazer com os resíduos nucleares?
No final dos anos 60 começa a chegar ao mercado o CLP, o que marcaria a eliminação da mão de obra e automatização das industrias, conseguindo assim produções cada vez maiores e custos menores, nos vivíamos uma época de crescimento descontrolado, a medida que o tempo passava o consumo crescia, nossa sociedade estava habituado a comprar produtos as vezes desnecessários, aumentando assim também a produção de lixo e resíduos sólidos. As famosas geladeiras verdes que a avó tinha em casa, utilizavam gases CFC para refrigeração, e o numero desses eletrodomésticos apenas crescia.
Conforme a produção aumenta, a demanda de matéria prima também aumenta, florestas são devastadas, jazidas de minérios dão lugar a enormes espaços vazios, água começa a faltar, o ar que respiramos passa a ficar cada vez mais sujo e pesado.
Os estudos sobre os gases responsáveis pelo efeito estufa haviam se iniciado no final dos anos 50 no Havaí, logo após que os EUA lançaram seu satélite Explorer I. Mas, ninguém se preocupava efetivamente com esse aumento de produção, esse crescimento de lixo gerado ou gases nocivos lançados na atmosfera. Ate que, nos anos 80, as principais nações começaram a discutir os efeitos causados pelo excesso de Co2 na atmosfera, em 1987 surgiu o tratado de Montreal, que visava eliminar o lançamento de gases que empobrecem a camada de ozônio (O3), no caso os CFC’s.
Em 1972, foi realizado A conferencia de Estocolmo, que foi o primeiro grande evento sobre o meio ambiente realizado no mundo, a Conferencia sobre mudanças climáticas, ( Toronto Conference on the Changing Atmosphere) realizada em 1988,Toronto- Canadá, deu inicio a uma discussão ainda mais importante: O que acontecera com a Terra se continuarmos assim?
O mundo começava a se preocupar com as mudanças climáticas que viriam, devido ao aumento de gases responsáveis pelo efeito estufa que estavam sendo lançados, em 1990 tivemos a IPCC's First Assessment Report ( Intergovernmental Panel on Climate Change) em Sundsvall -Suécia, seguida pela Eco-92 (ou Rio-92).
Durante a Eco-92, representantes de 180 países se reuniram para decidir as medidas que seriam tomadas para diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações, a intenção desse encontro foi introduzir a idéia de desenvolvimento sustentável e crescimento econômico menos consumista e mais voltado ao equilíbrio ecológico.
A Eco-92 introduziu a agenda 21 e a Carta da Terra, a agenda 21 simplesmente é um padrão a ser seguido para o desenvolvimento sustentável, a maioria dos países ratificou a agenda 21, pois ela estabelecia metas a serem cumpridas, mas não estabelecia prazos.
Em 1997 foi discutido e negociado em Kyoto-Japão, o Protocolo de Kyoto, esse era um tratado internacional com compromissos mais regidos com relação a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa.
Foi aberto para assinaturas em dezembro de 1997, para entrar em vigor precisou de 55 países, por isso foi ratificado apenas em março de 1999, a partir de novembro de 2004 a Rússia também ratificou. O principal pais a não assinar o tratado foram os EUA.
Em 2002 tivemos a Rio +10, ou Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que apesar do nome foi realizado em Johanesburgo- África do Sul, teve como objetivo principal discutir soluções já propostas na Agenda 21 primordial (Rio 92), para que pudesse ser aplicada de forma coerente não só pelo governo, mas também pelos cidadãos, realizando uma agenda 21 local, e implementando o que fora discutido em 1992.
Em 2012 foi organizada a Rio +20, ou Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, visava reforçar o compromisso dos países com o meio ambiente.
Atualmente, não apenas os governos estão preocupados com o meio ambiente, mas isso se estendeu para as industrias, cidadãos comuns, enfim, tomou conta da sociedade. Hoje temos até uma norma que mostra se uma determinada empresa é ou não ambientalmente correta.
Temos que nos manter nesses foco, garantindo assim que as próximas gerações também possam usufruir dos mesmos recursos que nos, afinal, qual é o tamanho da nossa ilha?(vide slide
...