TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nova Zelandia

Exames: Nova Zelandia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 8

Geografia

Nova Zelandia e um pais situando na Oceania , e dividido em duas grandes ilhas chamadas ilha do norte e ilha do sul , alem de inumeras ilhas menores . Sua capital e Wellington .

O país possui uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes, A maioria da população está concentrada na Ilha do Norte, pois essa porção do território apresenta características físicas mais propícias para a habitação. Cortada por uma cadeia montanhosa, os Alpes do Sul, a Ilha do Sul é chamada pela população nativa de Aotearoa (terra da longa nuvem branca). Seu clima e temperado oceanico . Possui duas linguas oficiais o ingles e o maori . Sua moeda oficial e o Dólar neozelandês. A expectativa de vida da população nacional é uma das mais elevadas do planeta: 80 anos. O país apresenta baixos índices de analfabetismo e a mortalidade infantil é de apenas 4 óbitos a cada mil nascidos vivos.

História

O povo Māori foi o primeiro a chegar à Nova Zelândia, viajando em canoas desde Hawaiki a cerca de 1.000 anos atrás.basicamente extraíam seus alimentos da terra. Eram grandes caçadores e coletores, e se alimentavam de pássaros, peixes e raízes e ervas silvestres. Um holandês, Abel Tasman, foi o primeiro europeu a avistar o país, mas foram os britânicos que tornaram a Nova Zelândia parte de seu império.Em 1769 o navegador Britânico Capitão James Cook anunciou o começo da colonização Européia na Nova Zelândia. Ele navegou e mapeou ao redor das Ilhas Norte e Sul, dando as baías e pontos de referência nomes que continuam sendo usados até hoje. Em 1840, foi assinado o Tratado de Waitangi, um acordo entre a coroa britânica e os maoris. O tratado estabeleceu as leis britânicas na Nova Zelândia e é considerado como o documento fundador do país. Em seus primeiros anos o pais ultilizou o mesmo Brasão de armas do reino unido , apos 1911 foi instituído o seu brasão próprio, com pequenas modificações o simbolo maximo do pais o Brasão de armas da Nova Zelandia O escudo é sustentado por duas figuras: uma Dama de feições européias segurando a bandeira da Nova Zelândia no lado esquerdo; e um Guerreiro maori segurando a taiaha no lado direito. No topo do escudo há uma Cruz de São Eduardo, e abaixo do escudo, há dois ramos de Cyathea dealbata, uma folha típica do país e um listel contendo o nome do país em inglês: "NEW ZEALAND".

ECONOMIA

Dona de uma das economias mais abertas do mundo, a Nova Zelândia é defensora do livre mercado. O país mantém uma aliança comercial muito forte com a Austrália, o que ajuda a enfrentar situações de crises que atingem o restante do mundo. O país foi considerado pela Forbes (2013) como o melhor país para negócios no mundo. Isso graças ao clima de transparência nos negócios, a sua estabilidade econômica, e liberdade (pessoal, comercial e monetária), a proteção dos investidores, os direitos de propriedade, o desempenho no mercado de ações, bem como a falta de burocracia e corrupção . Ocupa a vigésima posição mundial no quesito Produto Interno Bruto, com os Kiwis produzindo US$ 93 bilhões por ano, ou mais ou menos US$ 25.000 por cabeça. A Nova Zelândia o pessoal vive de muito trabalho, e à partir dos 15 anos muitos já estão trabalhando após a escola, e nos fins de semana, e assim vão até a idade de 65 anos quando se aposentam. A economia Kiwi sempre foi baseada em produtos de fazenda, como exportação de carne e lã de carneiro, bem como de derivados do leite, mas hoje a coisa mudou .Nos diversos rankings mundiais apresentados pela ONU, a Nova Zelândia se classifica sempre com ótimas posições em quesitos como desenvolvimento humano, qualidade de vida, esperança de vida, alfabetização, educação pública, facilidade de fazer negócios, falta de corrupção, liberdade de imprensa, entre outros. Por esses motivos, os turistas são sempre recebidos de braços aberto pelos simpáticos neozelandeses ,o comércio internacional, com os bens e serviços exportados que representam um terço da produção total do país, que está entre os principais produtores e exportadores mundiais nos setores: agropecuário (produção de kiwi e uva, criação de ovinos e produção de carne e lã), de piscicultura (mariscos e mexilhões), silvicultura (extração de madeira e produção de celulose), produção de vinho. A Nova Zelândia possui ainda indústrias transformadoras e serviços, e inova nas pesquisas para o desenvolvimento de tecnologia e energia limpa e de baixa produção de carbono, criando uma economia global sustentável.

Atrações Turísticas e Artísticas

Por todos os cantos do país existem lugares onde o tempo parou. Chalés históricos e mansões gigantescas, cervejarias e antigos hotéis, cidades vitorianas e vilas no estilo Art déco, tudo isso foi preservado e protegido para que o visitante possa vislumbrar um pouco do passado. Dentre os pontos turísticos mais concorridos e visitados podemos destacar : Nugget Point , The Catlins , Castelo de Cargill e Lanarch , a caverna de Waitomo , Museu de Canterbury e o Zoologico de Hamilton . No Ponto de vista artisitco diversas galerias e exposiçoes exaltando a fauna como passaros e aves do pais alem manifestação respeito a bandeira neozelandesa além de presenciar apresentações folclóricas do povo Maori , como figura abaixo .

Castelo de Cargill

Castelo de Larnach

Museu de Canterbury

Cavernas de Waitomo

Zoologico de Hamilton

Nugget Point é um dos centros turísticos mais característicos da costa de Otago. Encontra-se no ponto mais setentrional de The Catlins. Existe um farol que avisa os navios da presença de pequeno ilhéus rochosos (de onde vem o nome da zona). O farol está a 76 metros acima no nível médio do mar. Foi construído entre 1869-70, funcionando atualmente de forma automática. Na área residem várias espécies de aves marinhas, entre as quais pinguins. Também há uma colónia de focas.

The Catlins é uma área no sudeste da Ilha Sul da Nova Zelândia. A área encontra-se entre Balclutha e Invercargill, fazendo parte das regiões de Otago e Southland. Inclui o ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com