O Efeito Estufa
Por: Rafael Ribeiro da Silva • 10/12/2022 • Ensaio • 363 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT
CURSO DE GEOGRAFIA
Efeito Estufa
Questionário submetido à avaliação para Nota Parcial de Conhecimento, da disciplina de Climatologia, ministrado pelo professor Francisco Tarcísio Pinheiro Holanda. Rafael Ribeiro da Silva, discente do 2º semestre do curso de Geografia - Licenciatura, da Universidade Estadual do Ceará, campus Itaperi, Fortaleza – CE.
Fortaleza – CE
2022
O Efeito Estufa
O efeito estufa é acontece quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície da Terra e absorvida por certos gases presentes na atmosfera (os chamados gases do efeito estufa, como: CO2 e CFCs). Portanto, parte do calor é irradiado de volta para a superfície em vez de ser liberado para o espaço. O efeito estufa natural é crucial, pois sem não existiria vida no nosso Planeta. O Efeito Estufa ajuda a manter a Terra aquecida, garantindo assim a manutenção da vida.
Após o século XVII, com o advento da revolução industrial, atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, e o desmatamento, que têm entre seus resultados a elevação nos níveis atmosféricos de gases do efeito estufa, está potencializando o próprio efeito estufa e desestabilizando o equilíbrio energético na Terra, ocasionando o aquecimento global.
O aquecimento global é responsável pelo aumento médio das temperaturas em todo nosso planeta, ocasionada por uma grande emissão de gases poluentes e potencializadores do efeito estufa.
O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas" órgão regulamentador sobre os estudos relacionados ao aquecimento global, afirma que o século XX foi o que houve maior aumento nas temperaturas médias, 0,7ºC. Para o século XXI, as estimativas giram em torno de um aumento de 1ºC, caso existam medidas que reduzam em até 0% os gases poluentes até 2100, à 4ºC, se não tormamos nenhuma medida de controle sobre a emissão de gases poluentes.
O Aquecimento global ocasiona uma série de consequências ambientais e climáticas que atingem direta e inertemente o homem, a fauna e a flora do planeta. Eventos extremos tornaram-se mais constantes e potentes, como: furacões, tempestades, estiagens, ondas de frio e calor. Esses eventos podem fazer com que o ciclo natural de plantas e animais sejam modificados, levando -os ao desequilíbrio ambiental e até a extinção.
...