O Filme “Sociedade dos Poetas Mortos”
Por: ghhede • 8/9/2019 • Exam • 322 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
O filme “Sociedade dos Poetas Mortos” à luz da visão e reflexão do papel do professor na atual sociedade, desenvolveu uma crítica sobre os problemas educacionais. Neste sentido, o estudo caminha para uma leitura mais aprofundada, desde a definição real do que seria o professor herói até o significado real deste. Essa desmistificação do heroísmo atribuído ao professor se dá no sentido de quebrar a visão que responsabiliza o mesmo por todos os acontecimentos na escola. Pois se acredita na existência de professores heroicos, que muitas vezes trabalham em condições precárias, com salários baixos, pouca estrutura psicológica e, praticamente, sem apoio político e social.
Nesse sentido, afirma-se que muitos dos problemas enfrentados no espaço escolar ultrapassam os muros da escola e estão atrelados a questões da vida, portanto, as reais mudanças dependem de uma coligação dos mesmos – escola-sociedade e políticas públicas- para que efetivamente aconteçam as transformações no âmbito da escola e, por conseguinte, na sociedade.
Vale dizer ainda, que não se deve tirar do professor todos os encargos relativos à sua profissão, apenas distribuir, de forma justa, a responsabilidade. Assim, os resultados, a partir da análise de episódios do filme, apontam para a existência das narrativas redentoras, levando, então a uma reflexão do real papel do professor.
1. SÍNTESE DO FILME
Este filme se passa no ano de 1989 envolvendo um ex-aluno que agora torna-se professor de Poesia da renomada Academia Weliton, Sr. John Keating, que houvera sido chamado para substituir o ex-professor aposentado de Literatura.
A Academia Weliton é famosa por sua rigidez e tradição dos valores burgueses e conservadores, é uma escola norte-americana voltada apenas para a educação de meninos. A instituição orgulha-se por formar grandes líderes em uma sociedade na qual os pais influenciavam fortemente a escolha profissional de seus filhos, partindo da prática de quatro grandes princípios, os seus pilares, são eles:
• Tradição;
• Honra;
• Disciplina;
• Excelência.
Nesse contexto, Sr. Keating passa descontruir os ensinamentos da própria Academia, pois os valores que ali pregados eram ult
...