O Indígena Trabalho
Por: Janaína Teles • 30/4/2021 • Trabalho acadêmico • 655 Palavras (3 Páginas) • 903 Visualizações
Janaína Teles Mecatrônica III
Atividade livro – página 155
1. Por que a demarcação de terras Indígenas contribui para a preservação da identidade cultural de diversos povos nativos?
A demarcação de terras, ou seja, a delimitação legal das áreas indígenas, garante a segurança desses povos, de modo a não haver possíveis invasões e ocupações por partes das pessoas que não fazem parte dessa cultura. Garantir que esses limites serão respeitados é, também, uma maneira de preservar a identidade cultural desses povos, afinal, nessas áreas, os indígenas poderão manifestar suas crenças, costumes e tradições sem que ninguém atrapalhe ou os desrespeite. Se estes povos fossem viver no centro de uma cidade, por exemplo, seria muito difícil permanecer com o mesmo modo de vida que eles teriam se estivessem vivendo em comunidades em áreas demarcadas.
6. Releia o texto das páginas 146 e 147 para responder às seguintes questões:
a) Quais são as três dimensões do racismo levantadas no texto?
A primeira é que o racismo é uma corrente teórica, defendida historicamente pelos partidários da eugenia, para justificar desigualdades entre os povos ao atribuir um espectro hierárquico de moral e valores que seriam explicados por suas supostas “naturezas”.
A segunda é que racismo também é um conjunto de preconceitos, discriminações e violências dirigidas às pessoas em razão de suas diferenças étnico-raciais.
A terceira diz respeito a uma questão estrutural a cerca da desigualdade entre as raças, resultante das formas historicamente injustas de tratar os diferentes povos.
b) Que implicações esse fenômeno social traz para a população brasileira, especialmente os jovens?
Como a sociedade brasileira foi construída a partir do racismo, esse preconceito existe até os dias de hoje. O texto falava em “três dimensões do racismo” e uma dessas dimensões era a questão do racismo estrutural. Apesar de as pessoas negras sofrerem discriminações verbais e outros tipos de violência, eu acredito que o racismo estrutural é o que mais as afeta (principalmente aos jovens), pois se uma criança negra nasce no Brasil, já é certo que ela irá ter uma vida mais difícil que a de uma pessoa branca.
Um exemplo disso, que inclusive foi mencionado no texto, é a questão da escolaridade. Um estudo de 2016 feito pelo movimento Todos pela Educação mostra que a taxa de analfabetismo naquele ano era de 11,2% entre os pretos; 11,1% entre os pardos; e, 5% entre os brancos. Além disso, o mesmo estudo apontou que, em 2016, 70,7% dos adolescentes brancos de 15 a 17 anos estavam no ensino médio, enquanto entre os pretos esse índice cai para 55,5% e entre os pardos, 55,3%. Um dos principais fatores que levam a essa disparidade pode ser compreendido a partir de outro dado chocante também retirado desse estudo: no ano de 2016, a média de renda familiar per capita era 753,69 entre os pretos e R$ 729,50, entre os pardos; já os brancos possuíam renda média de R$ 1.334,30. Por conta disso, muitos jovens negros se veem obrigados a trabalhar para ajudar a família e não conseguem terminar seus estudos. Afinal, com uma renda de 730 reais por pessoa, uma família não consegue se sustentar e manter seus filhos na escola ao mesmo tempo.
...