O Islamismo na mídia
Por: edilainegeneroso • 27/10/2017 • Bibliografia • 1.571 Palavras (7 Páginas) • 424 Visualizações
Roteiro de Elaboração da Aula em Equipe no Portal do Professor
1 – Autoria
➢ Autor(es) – Edilaine Generoso, Iracema, Rosi, Maura, Adele
➢ Instituição – Redefor – Rede São Paulo de Formação Docente de Geografia - Unesp
➢ Co-auto(res)
2 – Estrutura Curricular
➢ Nível de Ensino ➢Componente curricular ➢Tema
Ensino Médio Geografia O islamismo na mídia
Ensino Médio Geografia A realidade do Islã
Ensino Médio História Política
Ensino Médio História Reestruturação Histórica
Ensino Médio Sociologia A cultura e a sociedade
3 – Dados da aula
➢ Título – A Realidade do Islã
➢ O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno será capaz de aprofundar sua análise individual dos conflitos religiosos.
➢ Duração – 2 aulas de 50 minutos
➢ Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para maior entendimento, será explanada a questão cultural e social bem como a questão radical do fundamentalismo islâmico.
Palavras-Chave
Alcorão (corão), Fundamentalismo Islâmico, sionismo, Maomé, jihad, xiitas e sunitas.
4 – Estratégias e Recursos
➢ Estratégias e Recursos da Aula
Aula 1
A questão religiosa abordada na aula tem a intenção de estimular o aluno a tomar posições diante de determinados tópicos levando-o a reflexão alem de promover uma maior interação entre professor e aluno.
Ler, interpretar e analisar os símbolos que representam cada religião contextualizando cada uma a seguir:
[pic 1]
1º- Observação do mapa
Obs. Os mapas podem ser visualizados pelo data show ou exposição na classe ou atlas.
[pic 2]
Resumo apoio ao professor:
A finalidade de se trabalhar a cartografia é para que o aluno compreenda as relações que ocorrem no espaço geográfico, contextualizando-as no tempo, global ou local. De modo, que percebam que é parte integrante do espaço e ao mesmo tempo, agente que interfere nesse espaço de várias formas: social, econômica, cultural e politicamente. Por esta razão, são enfocadas as diversas temporalidades, isto é, analisa fatos históricos, relacionados à realidade atual.
2- Jerusalém
[pic 3]
Resumo apoio ao professor:
Jerusalém é uma cidade santa para as três grandes religiões monoteístas: cristianismo, islamismo e judaísmo. A cidade também abriga a sede administrativa e o parlamento do governo israelense, embora a ONU reconheça Telaviv como capital do país. Na fotografia, Mesquita (templo muçulmano) do Domo Dourado e Muro das Lamentações, local sagrado para os judeus.
Motivando a turma: (Para o professor)
O vídeo sugerido servirá para maior compreensão das três maiores religiões abordando a importância do conteúdo, levantando problematizações e questionamentos e interpretação das imagens, textos, aplicações de conceitos que facilitarão muito no debate.
Aula 2-
Após o debate será feito alguns questionamentos como
- Antes do advento do islamismo, os árabes viviam em tribos, sob a autoridade de um xeque, e praticavam uma religião politeísta. Mostre a mudança que Maomé introduziu nesta situação, nos aspectos políticos e religiosos.
- Entre as obrigações dos muçulmanos estava a participação no jihad (guerra santa) contra os inimigos da nova fé. O que era a jihad e qual sua importância para a expansão árabe?
- Uma das características da expansão muçulmana foi à rapidez com que ela se processou. Que fator externo facilitou a expansão árabe?
- Divergências políticas e religiosas provocaram a divisão entre os seguidores de Maomé. Quais seitas se originaram dessas divergências entre os muçulmanos?
PONTOS DE APOIO AO PROFESSOR:
Maomé difundiu o islamismo, cujos principais fundamentos associavam as crenças árabes, judaicas e cristãs, convertendo os árabes ao monoteísmo. Ele se transformou não só em líder religioso, mas também político. Conquistaram aliados entre os comerciantes e os beduínos. Em pouco tempo, o islamismo foi imposto em toda a Arábia e assim criou as condições para unificar sob a mesma religião e regime político as diversas tribos árabes.
...