O Portfólio Geografia
Por: marcelomarcela • 19/3/2023 • Projeto de pesquisa • 1.777 Palavras (8 Páginas) • 85 Visualizações
[INSERIR NOME DA UNIVERSIDADE]
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
[INSERIR NOME DO CURSO]
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
Cidade
Ano
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
INTRODUÇÃO (apresentação do tema)
Elabore um texto breve que apresente o tema de sua pesquisa, o qual deve especificar o assunto que será tratado. É importante que a descrição seja objetiva e delimite a proposta de pesquisa.
** Apague essas informações após incluir o seu texto **
OBJETIVOS
Objetivo geral
Verificar a contribuição e a importância da música na educação infantil, na promoção do desenvolvimento psicomotor e emocional social da criança, abrangendo a atenção, imaginação, socialização e memória para favorecer o ensino aprendizagem.
Objetivos específicos
- Explorar a sagacidade da musicalização na educação infantil.
- Avaliar a contribuição da música para o desenvolvimento da socialização, cognitivo e psicomotor.
- Analisar o protagonismo do educador na musicalização.
PROBLEMATIZAÇÃO
Com o intuito de atestar a efetividade de musicalização na educação infantil oportunizando o ensino aprendizagem, a utilização da música para estimular o cognitivo do educando leva a uma questão: Qual é a importância da música e qual o papel do professor nesse processo de aprendizagem?
REFERENCIAL TEÓRICO
A música faz parte do cotidiano da vida humana, envolvendo as crianças desde muito cedo. Conforme afirma Fialho (2019, p. 64)
Do mesmo modo, a música sempre esteve presente na vida do homem. Como prática pedagógica, pode ser desenvolvida pelo lúdico e caracterizar como forma de expressão e comunicação, contribuindo para a construção do conhecimento. A música, nesse sentido, se configura como uma maneira lúdica de envolver e estimular os alunos para a aprendizagem.
A música mostra-se como um instrumento de ensino, que possibilita a criatividade a expressão e a reflexão fornecendo acesso ao conhecimento e cultura. A criança de 0 a 5 anos já está inserida na Educação Infantil, compete ao docente transformar a aprendizagem em ludicidade transformando o ambiente mais prazeroso estimulando relações de afetividade, cognitivas, socialização e tornando o conhecimento mais simplificado, através da música com crianças desta idade consegue-se desenvolver relações afetivas, cognitivas e se socializar, complementando em cada área do conhecimento. Os primeiros estágios cognitivos acontecem na infância, é nesta fase que a criança necessita de estímulos de qualidade obter e desenvolver o cognitivo e o psicomotor, pois conforme Fialho (2019, p. 64):
A música pode ser utilizada ludicamente em sala de aula das mais variadas formas. O educador, ao desenvolver atividades com crianças providenciando músicas adequadas à faixa etária, auxilia na aprendizagem correta. Outras habilidades podem ser favorecidas se o educador orientar, por exemplo, para que seja feita uma ilustração, na forma de desenho ou encenação, sobre o que a música transmite, desenvolvendo expressão, cognição e psicomotricidade.
O aspecto mais importante da musicalização é o progresso da criança garantido uma aprendizagem de habilidades que completam com o equilíbrio, auto estima, afetividade entre outras. Ao instigar a participação das crianças em exercícios com músicas, podendo proporcionar aprendizagem, ritmo, matemática, alfabetização e colaborar para desenvolver habilidades necessárias para o ensino aprendizagem.
No livro, “ Música na educação infantil: proposta da formação integral da criança” autora Teca de Alencar Brito refere-se que o trabalho educacional pode ser realizado através de temas educacionais, onde a música seja compreendida como uma metodologia de ensino, pois através da música a criança está inserida num espaço de constante aprendizado podendo adquirir o conhecimento das primeiras letras, grafia, frases, leitura e escrita, tornando um aprendizado muito mais significativo. Na visão de Brito (2015, p.46) “ A educação musical não deve visar à formação de possíveis músicos do amanhã, mas sim a formação integral da criança de hoje. ”
O desenvolvimento da música no discente desperta a criatividade estimulando a autodisciplina através das distinções rítmicas, aprendizagem mediada através da música, favorece a construção da identidade do sujeito ajudando nas práticas educacionais. As atividades com músicas devem ser elaboradas de forma que estimulem a escuta, percepção, reprodução, invenção e imitação oportunizando e expandido e garantido que as crianças explorem e aprendam os elementos da música para se expressar e interagir.
No âmbito da educação infantil é de estrema importância a utilizar-se da música, pois promove a ludicidade onde a criança possa aprender brincando conseguindo incentiva-las a participar da aprendizagem, a música desenvolve o pensamento e favorece a criatividade e habilidades que possam ser usadas em uma ampla gama de atividades na sala de aula.
Rau (2013, p.112) diz que:
Sabemos que, além da fala o ser humano se expressa por meio de gestos, utilizando a expressão corporal e a facial. Assim brincar tem um papel definitivo no que diz respeito ao desenvolvimento das diferentes formas de linguagem, a ludicidade como um todo, não apenas por meio de jogos e das brincadeiras mas também por meio da música, da arte, do desenho, da escultura, da pintura, da dança etc.
A inserção da musicalização na educação, decorre devido a importância da formação da identidade e contribui para a formação do cognitivo e psicomotricidade.
Ao retratar a música na educação infantil, temos que mencionar a ludicidade como sua coadjuvante e a importância ao desenvolvimento do discente, o livro de Maria Cristina Trois Dorneles Rau com o tema “ A ludicidade na educação uma atitude pedagógica”, retrata essa ligação pois conforme Rau (2013, p.36):
É necessário entender que a utilização do lúdico como recurso pedagógico na sala de aula pode constituir-se em um caminho possível que vá ao encontro da formação integral das crianças e do atendimento às suas necessidades. Ao se pensar em atividades significativas que respondam às necessidades das crianças de forma integrada, articula-se a realidade sociocultural do educando ao processo de construção de conhecimento, valorizando-se o acesso aos conhecimentos do mundo físico e social.
...