O RECUO DO DESERTO
Artigos Científicos: O RECUO DO DESERTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ro98 • 8/3/2015 • 307 Palavras (2 Páginas) • 910 Visualizações
O recuo do deserto
O Saara diminuiu e cientistas questionam o mito da desertificação causada pela ação do homem.
Os ecologistas costumam atribuir à ação do homem o fato de os desertos estarem aumentando em todo mundo. Para eles, o desflorestamento da matas tropicais e a agricultura sem planejamento estão mudando o clima da terra e fazendo crescer a desertificação antr´[opica – o processo em que as áreas férteis se tornam desérticas justamente em virtudes das atitudes humanas. É verdade, mas nem sempre – nem com o maior desero do mundo, o saara. Essa hipótese foi levantada na semana passada, num rescente estudo da Nasa, a Agência Espácial Americana, publicado pela revista americana Science. Os ecologistas acreditavam que o saara, com cerca de 9 milhões A descoberta joga areia nos planos mirabolantes para a contenção de um suposto avanço do Saara sobre a região do Sahel, ao sul do deserto, considerada uma faixa de transição entre dunas de areia e a vegetação das savanas africanas. A de quilômetros quadrados, aumentava ano a ano. Ao contrário do que supunham, porém, uma comparação entre fotos de satélite colhidas durante uma década mostra um movimento diferente. Nos últimos seis anos, por exemplo, o deserto diminuiu 713.000 quilômetros quadrados.
região é habitada por pastores nômades e se tornou mundialmente famosa pelas cenas de moséria registradas nos povoados. O Sahel era considerado um trecho marcado para ser engolido pelo deserto. A ONU, a Organização das Nações Unidas, estudava a viabilidade de executar um projeto através do qual se plantariam fileiras de árvores, que serviriam de “muro verde” e conteriam o avanço da areia. Os novos dados da Nasa mostram que a obra não será necessária : nos últimos seis anos, foi o deserto que perdeu terreno para o Sahel – e não o contrario, como os ecologistas acreditavam .
...