O Relatório de Estágio
Por: jurandirfr • 9/11/2019 • Relatório de pesquisa • 3.294 Palavras (14 Páginas) • 5.440 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA GEOGRAFIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
JURANDIR ARAUJO FRAZÃO FILHO 106452636
SÃO FÉLIX DO XINGU
2018
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA GEOGRAFIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. (a). Josilene Bach Chimboski Hornung
.
JURANDIR ARAUJO FRAZÃO FILHO 106452636
SÃO FÉLIX DO XINGU
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA 04
2.1 ENSINAR A GEOGRAFIA 06
2.2 O ENSINO DA GEOGRAFIA E OS RECURSOS TECNOLOGICOS 09
2.3 O COLÉGIO ÁGAPE 10
2.4 A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 11
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
ANEXO A – 14
Permissão da escola para estágio .............................................................................................15
Ficha de Avaliação na Escola-campo.....................................................................................................16
Ficha de comprovante de carga horária folha 01.....................................................................17
Ficha de comprovante de carga horária folha 02.....................................................................18
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado I, no 6º e 7º ano do ensino fundamental, na disciplina de Geografia realizado no Colégio Ágape.
A importância do estágio é fundamental para quaisquer atividades profissionais que venhamos a desempenhar durante a vida. É este o momento de colocarmos em prática os conhecimentos que adquirimos ao longo de anos de curso, juntos com os nossos professores e colegas de turma.
Estas características são aprimoradas quando pensamos na carreira docente, independente dos entendimentos de compreensão da realidade que cada sujeito adote para o exercício de sua carreira profissional e para sua atuação no magistério é inegável a importância que as diferentes oportunidades propiciadas pelo estágio possuem na formação deste futuro professor, oferecendo-lhe oportunidades de comparação entre a realidade do ensino escolar com as teorias aprendidas durante a formação acadêmica.
Para desenvolver este trabalho utilizamos como metodologia a observação sistemática das ações desenvolvidas em sala de aula nas turmas de 6º e 7º ano no Colégio Ágape, também foram planejados e aplicados 5 planos de aula abordando temas variados como: Os biomas presente no território brasileiro; o bioma Amazônia; O bioma pantanal; sustentabilidade; Ações coletivas de sustentabilidade.
Sendo assim, a partir da experiência de observação e das aulas ministradas na disciplina de Geografia dá-se, o relato, o compartilhar, vivenciar as experiências adquiridas, buscando desta maneira, constatar os possíveis pontos positivos e negativos da realidade da prática do ensino.
2. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
O estágio supervisionado em Geografia é o momento da vivencial do discente em sala de aula, tem como objetivo fundamental a formação de futuros professores, para atuarem na sociedade, especialmente, nas escolas de ensino fundamental e médio estes devem propor desafios e pensar na prática, cumprindo a função de docente para além do compromisso funcional.
A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011, p.13).
É a fase decisiva do curso de Licenciatura, pois, esta experiência promove a responsabilidade de ser docente iniciando a profissão. A prática da regência em sala de aula o graduando elege a escola e a turma onde irá atuar, passando por um processo de orientação e de elaboração do plano de aula.
Deste modo, é imaginado como um campo de treinamento, um espaço de aprendizagem do fazer real, o possível com os meios que a instituição lhe oferece, onde um leque de situações, de atividade de aprendizagem profissional se manifesta no estágio, tendo em vista sua formação (BURRIOLLA, 2001, p.13).
O tem o papel de auxiliar na formação docente, pois, o mesmo propicia aos licenciados vivenciar a realidade do professor de uma determinada escola pública brasileira a partir da convivência no espaço escolar. O estágio é o único momento que o aluno pode exercer o conhecimento aprendido no decorrer da graduação, por ser um componente curricular de formação de professores que integra como unidade entre teoria e prática pedagógica.
...