O conceito da região e sua discussão em CASTRO
Resenha: O conceito da região e sua discussão em CASTRO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diihafonso03 • 10/1/2015 • Resenha • 238 Palavras (1 Páginas) • 251 Visualizações
GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de Região e sua discussão in CASTRO, I. E. GOMES, P. C. C & CORRÊA, R. L. [orgs.] Geografia: conceitos e temas. Rio de janeiro: Bertrand Brasil
O texto trata do conceito de região (sem a pretensão de conceituá-lo de forma definitiva) e das discussões sobre esse conceito na história do pensamento geográfico.
Inicialmente o autor aponta para os diversos usos (dentro do senso comum , assim como, dentro do meio científico) do termo região, para sua origem etmológica, e para um resgate histórico do termo região desde o império romano até os dis de hoje, explicitando a relação do conceito de região com o poder político e sobre o espaço.
Em seguida o autor resgata as discussões sobreo tema na história do pensamento geográfico passando por La Blache e a escola francesa (região como dado concreto); Hettner (geografia regional como síntese do trabalho geográfico); Hartshorne (região como construção intelectual); Geografia Radical (crítica a região funcional, diferenciação espacial devidas a DTT); Humanismo na geografia (região como dado concreto, sentimento de pertencimento ao lugar).
Por fim, o autor traz o debate da globalização iluminando, assim, a perpetuação dos debates sobre o conceito de reião que este novo tema traz. Vale citar que o autor termina o texto chamndo-nos a atenção para o fato de o termo região e suas definições possuírem fundamentos políticos e ideológicos, os quasi nem sempre são claros e identificáveis ao primeiro olhar.
...