O que deve ser a geografia
Por: leonardo ✌ • 1/8/2017 • Resenha • 777 Palavras (4 Páginas) • 851 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CCH
GEOGRAFIA – LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSOR: SAMARONE CARVALHO MARINHO
ALUNA : RAISSA SANTOS BARROS MATRICULA : 2017010632
RESENHA CRÍTICA
KROPOTKIN, Pior. O que a Geografia deve ser. Tradução José W. Vesentini. São Paulo: AGB, 1986. Disponível em: http// www.geografia.fflch.usp.br acessado em: julho, 2017.
1 Sobre o Autor
Revolucionário russo Pior Kropotkin nascem na cidade de Moscou em 1842, em uma família da nobreza russa, rejeita a vida da corte e serve de 1862 a 1867 como militar na Sibéria. Em uma visita a Suíça adere definitivamente ao anarquismo, formando um grupo clandestino para a propagação do movimento, por esse motivo foi preso em 1874 e posteriormente condenado a cinco anos de prisão por suas atividades revolucionarias. Após ser Libertado, mora na Inglaterra, onde escreve: Palavras de um Revoltado (1885), A Conquista do Pão (1892) e Ajuda Mútua(1902),obra com caráter anarcocomunismo. Morreu no ano de1921 em Dmitrov, perto de Moscou.
2 Resumo da obra
O texto “o que a Geografia deve ser” de Piotr Kropotkin retrata como a Geografia deve ser usada para o beneficio da Humanidade. Ao iniciar seu texto Kropotkin fala da importância de proporcionar um renascimento da geografia e a necessidade de um despertar de interesse pela mesma como ciência.
Kropotkin relata que através de pesquisas descobriu-se que a Geografia, essa ciência tão atrativa, nas escolas é repassada como algo árido, sem atrativo. O mesmo podendo-se afirmar em relação as outras ciências, com raras exceções. Perante esses dados ele nota a carência de uma reforma no ensino de todas as ciências. O autor afirma que é quase certeza que não exista ciência tão atrativa para a criança, e que possa contribuir tanto para o desenvolvimento do pensamento. como a geografia, além disso ele ressalta a importância de despertar nessa faixa etária a paixão pelo estudo cientifico.
A Geografia deve ser segundo as perspectivas do texto um formador de caráter onde deve ensinar desde a infância, que todos somos irmão diferentemente da nacionalidade, deve ensinar a conviver com as diferenças e eliminar qualquer tipo de preconceito. Para isso é necessário a formação de bons educadores, Kropotkin esclarece que a educação não deve ser apenas uma aplicação de conceitos, algo enfadonho e sim um arcabouço de experiências através de escrita, pratica e convivência na qual o aluno vai desenvolver seu senso democrático e sua capacidade de dialogo. O autor ressalta que o educador tem o papel de despertar no aluno o gosto pela natureza e pela sua conservação racional, e que esse interesse deve ser atiçado desde a infância, além de ensina-los ter a concepção de a humanidade é só uma apesar das diferenças.
3 Analise
De modo geral o autor em seu texto defende que a Geografia dever ser utilizada para o combate dos preconceitos, das injustiças e desigualdades, além de combater o imperialismo. Sem duvidas essa proposta não
...