O que é Vulcanismo?
Artigo: O que é Vulcanismo?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brug11 • 24/10/2014 • Artigo • 742 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
O que é Vulcanismo?
É um fenômeno geológico que ocorre do interior da terra para a sua superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lavas, gazes e fumaças.
Estrutura Vulcânica.
Câmara Magmática - Local onde se encontra acumulado o magma.
Chaminé - Fenda ou abertura que liga a câmara magmática com o exterior das crosta e por onde ascendem os materiais vulcânicos.
Cratera - Abertura ou depressão mais ou menos circular, em forma de um funil, localizada no topo da chaminé.
Cone - Elevação de forma cónica que se forma por acumulação dos materiais expelidos do interior das crustas (lavas, cinzas e fragmentos de rochas), durante a erupção vulcânica.
Magma - Massa rochosa em estado de fusão parcial ou total, extremamente carregada de gases, que se encontra no interior da Terra.
Piroclastos - São partículas de lava projetadas para a atmosfera durante as
erupções e que solidificam durante esse trajeto, acabando por cair
no solo sob a forma de bombas vulcânicas, cinzas vulcânicas, lapilli ou pedra-
-pomes.
• Vulcões ativos - são aqueles que estão em erupção e aqueles que
entram em atividade com uma certa frequência.
• Vulcões adormecidos - são aqueles que permanecem inativos
durante longos períodos ou apenas emitem pequenas quantidades de gases.
• Vulcões extintos - são aqueles de que não há registos da sua
atividade durante o período histórico.
• Vulcanismo Continental - é quando a atividade vulcânica ocorre
nos Continentes.
• Vulcanismo Oceânico - é quando a atividade vulcânica ocorre nos
Oceanos.
Tipos de Erupções
As erupções vulcânicas explosivas expelem lavas viscosas e ácidas, que fluem com dificuldade e impedem alibertação de gases. Nas erupções muito explosivas ocorre a emissão de piroclastos.
As erupções vulcânicas efusivas formam correntes de lavas ou mantos de lava fluída e básica. Neste tipo deerupção a libertação de gases é fácil e não há emissão de piroclastos. Os cones vulcânicos são baixos.
Nas erupções vulcânicas mistas formam-se cones vulcânicos mistos, em que alternam camadas de lavas comcamadas de piroclastos. Verifica-se a emissão alternada de lava fluida e de lava viscosa.
Tipos de Erupções:
Erupções Plinianas - Na erupção pliniana, saem fragmentos de rocha, lava viscosa e uma coluna de fumaça e gás.
Erupções Havaianas - É um tipo de erupção efusiva, sem emissão de gases, com magma basáltico de baixa viscosidade e temperaturas muito elevadas na chaminé vulcânica.
Erupções Estrombolianas - Na erupção estromboliana saem cinzas, gases, pequenos fragmentos de rocha quente que formam arcos luminosos no céu.
Erupções vulcaniacas - Neste tipo de erupção, saem enormes fragmentos de rocha quente; uma espessa nuvem de cinzas sai explosivamente da cratera a uma elevada altitude, formando alguma cinza fumegante uma nuvem esbranquiçada perto do topo do cone.
Erupções hidrovulcânicas - Erupções submarinas muito explosivas. Emissões de nuvens de vapor e cinzas, e por vezes pedra-pomes.
Erupções fissurais – Erupções onde a lava não saem pela cratera, e sim pelas fissuras em volta do vulcão.
Tipos de Lava
1) lavas encordoadas (designação havaiana), que se caracterizam pelo aspecto rugoso que apresentam; durante a consolidação, surge, em primeiro lugar, uma fina crosta superficial debaixo da qual a lava continua a fluir, enrugando-a e dando-lhe a forma final de um encordoamento; são típicas de erupções efusivas.
2) lavas escoriáceas (designação havaiana), caracterizam-se por apresentarem uma superfície irregular, com saliências pontiagudas; têm origem em lavas viscosas, com elevada percentagem de gases, que solidificam rapidamente; são típicas de erupções explosivas.
3) lavas em almofada, caracterizam-se pelo seu aspecto tubular ou em rolos; são típicas dos derrames submarinos, sendo o seu aspecto resultante do rápido arrefecimento da lava em contato com a água.
...