APRENDENDO VULCANISMO NA PRÁTICA
Por: Jordano Machado • 21/9/2019 • Relatório de pesquisa • 419 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
APRENDENDO VULCANISMO NA PRÁTICA
Autores: Jordano Nunes Machado
Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental Félix Contreiras Rodrigues
1 CONTEXTO DO RELATO
O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Félix Contreiras Rodrigues, situada na Avenida Espanha nº 750, bairro Tarumã, Bagé/RS, com três turmas de 6º ano, durante o turno da tarde. A atividade foi desenvolvida no intuito dos alunos aplicarem na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a respeito do vulcanismo. A ideia difundida nas turmas de “vulcanizar” a Escola Félix, proporcionou aos alunos a oportunidade de representar as erupções vulcânicas e suas consequências para os locais ao redor do vulcão.
2 DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES
O trabalho foi realizado com três turmas do 6º ano, no pátio da escola Félix. Cada turma foi dividida em cinco grupos. Os integrantes dos grupos tinham a incumbência de: construir o vulcão, utilizando como recursos canos de pvc de 40mm de diâmetro e argila, montar a reação química que simularia a erupção do vulcão utilizando detergente líquido, vinagre e bicarbonato de sódio, além de explicar toda a funcionalidade do vulcão como o que levava a erupção do magma, quais as consequências para as regiões e localidades ao redor do vulcão e como as pessoas residentes nesses locais deveriam proceder ao alerta de erupção.
3 ANÁLISE E DISCUSSÃO DO RELATO
Embora as construções dos vulcões não tenham sido realizadas de forma totalmente satisfatória, o ponto fundamental do trabalho que era a concepção por parte dos alunos da funcionalidade dos vulcões, foram apresentadas de maneira exitosas. Os alunos mostraram ter compreendido na prática as partes de um vulcão, o que é uma erupção vulcânica e quais as consequências para as pessoas eu sobrevivem ao redor dessas formações. Durante essa atividade, o professor também explanou a respeito do que leva à formação de um vulcão, desde o surgimento de fendas e crateras na crosta terrestre e manto até a erupção do magma e como eram construídas as formações ao redor das fendas.
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A prática realizada é muito comum de ser vista nos mais variados ambientes de ensino, entretanto, o diferencial dessa atividade está justamente em levar os alunos ao ambiente natural para que eles possam simular de maneira mais fidedigna a representação do vulcanismo e observar as possíveis consequências de erupções vulcânicas. As atividades práticas, contextualizadas com a realidade, são bons instrumentos para os alunos internalizarem de maneira correta os conceitos trabalhados em aula.
...