TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é magma?

Tese: O que é magma?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Tese  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 12

1) O que é magma? Justifique sua resposta.

É considerado o material em fusão existente no interior da Terra e constituído por uma mistura complexa de silicatos, óxidos, fosfatos e titanatos líquidos, que, por solidificação, formam as rochas. O magma seria a rocha no estado de fusão. O magma contém cristais em suspensão e bolhas de gás.

2) O que é Lava? Justifique sua resposta.

Lava é o nome que se dá ao magma que atinge a superfície da Terra, vindo de certas profundidades ( regiões superaquecidas), e que se esparrama pelas encostas dos vulcões ou nas depressões próximas.

3) Cite pelo menos 5 (cinco) vulcões comentando as características dos mesmos.

Paracutim: localizado no México, este vulcão iniciou seu nascimento no dia 20 de fevereiro de 1943. Inicialmente houve o lançamento de blocos incandescentes e partículas menores formando um cone e uma cratera, e dois à três dias depois iniciou o lançamento de lava. No ano de 1946 o vulcão já tinha 450m de altura.

Monte Nuovo: localiza-se na cidade de Nápoles, na Itália. No ano de 1538 iniciou sua formação, e após violentas explosões em poucos dias formou um cone de detritos com 150m de altura. Mas dias depois a erupção acabou sem haver derramamento de lava, e até hoje não mostrou sinais de atividade.

Vesúvio: localiza-se próximo ao Monte Nuovo, na Itália. Este por sua vez ficou do ano de 1139 à 1631 adormecido, porem acordou violentamente matando 16 mil pessoas. O Vesúvio originou-se dos destroços do Monte Somma, este que parece ter tido uma grande história, pois teve 14 períodos de erupção e dois longos períodos de descanso.

Krakatoa: localizado entre Sumatra e Java, na Indonésia. No ano de 1883 explodiu violentamente, fazendo que uma montanha de 2700m de altura transformar-se em uma de 1500m ao atirar e pulverizar 18 km³ de rocha ao seu redor. O numero de vitimas foi estimado em 36 mil pessoas, visto que seu estouro foi ouvido à cerca de 5000 km e muros rachados a 160 km.

Kilauea: é considerado pelos cientistas o vulcão mais ativo do mundo, localizado no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, nos Estados Unidos. Em dezembro de 2005 uma parede de rochas desmoronou, causando um abismo de 18 metros à beira do mar, onde um rio de lava formou uma plataforma que dá continuidade ao continente. A queda de lava e rochas é a maior já registrada no Kilauea desde que entrou em erupção, em 1983.

4) Qual a velocidade média de escorregamento da lava de um vulcão?

A velocidade com que as lavas dos vulcões ocorrem pode variar de 100 m por dia, a 50 km por hora.

5) Como podemos determinar a temperatura da lava de um vulcão? Explique e justifique sua resposta.

A determinação da temperatura das lavas é operação difícil. Um dos métodos usados é o de se atirar varetas de metais no interior da lava, para se verificar quais as que se fundem, e quais permanecem intactas. A temperatura das lavas, nas crateras ou depressões dos vulcões, não é a mesma na superfície e no seu interior. Nas partes superiores, dada a queima dos gases libertados, a temperatura é mais alta do que a verificada na parte interna. Valores de temperatura encontrados em diversas lavas estudadas variaram entre 200 e 1200º C.

6) No Brasil existem vucões ou estruturas vulcânicas? Justifique sua resposta.

No Brasil não existem vulcões. Ocorrem somente estruturas vulcânicas muito antigas e as mais conhecidas são as da Ilha de Fernando de Noronha (antigo vulcão) e o planalto de Poços de Calda (restos eroditos de uma cratera vulcânica). Atualmente tem se comentado o encontro de chaminés vulcânicas nos estados de Goiás, Rio Grande do Sul e Roraima.

7) Sobre as rochas magmáticas, segundo o modo de ocorrência, quantos são, e quais as características das mesmas?

As rochas magmáticas ocorrem na crosta de duas maneiras diferentes, na superfície ou internamente sendo chamadas respectivamente de extrusivas e intrusivas.

Rochas Extrusivas: quando o magma de regiões profundas atinge a superfície da Terra, esparramando-se, e tendo seu resfriamento rápido, forma um corpo extrusivo de rocha magmática chamado derrame. A forma e dimensão de um derrame dependem de sua fluidez, esta que por sua vez, depende da composição química. Magmas pobres em sílica e ricos em ferro e magnésio (Basalto), são mais fluidos podendo derramar por grandes distâncias. Já os magmas ácidos, ricos em sílica são viscosos, e assim se acumulam nas proximidades dos orifícios formando estruturas vulcânicas.

Rochas Intrusivas: quando o magma não consegue romper as camadas da crosta, sua consolidação é internamente, formando rochas intrusivas. Estas possuem formas que dependem da estrutura e natureza das rochas em que elas penetram. Orientando-se em planos de estratificação , produzira uma forma concordante. No entanto, se o magma atravessar a rocha e seguir direções diferentes à estratificação, terá forma discordante. A estratificação seria as camadas que se formam conforme a densidade e/ou temperatura das camadas de rochas.

8) Quais são as formas comuns nas formações geológicas brasileiras das rochas magmáticas intrusivas? Explique-as.

As formas intrusivas mais comuns nas formações geológicas brasileiras são:

Sills: camadas de rocha pouco espessas, resultado da consolidação de magma que penetrou em camadas de rochas encaixantes, em posição aproximadamente horizontal. A espessura e distancia dos Sills depende da força que o magma é injetado e consequentemente de sua temperatura, fluidez e peso das camadas a serem perfuradas. O magma que o forma é pobre em silica, e estas formações são encontradas nos estados do sul do Brasil.

Diques: são formas mais ou menos tabulares e normalmente verticais, que cortam angularmente as camadas de rochas invadidas. Suas espessuras e comprimentos são variáveis. Pode formar saliencias no caso de a rocha do dique ser mais resistente que a rocha que o encaixa. Ou formar depressões, quando a rocha encaixante é mais resistente à erosão do que a rocha do dique(por exemplo, um dique de diabásio em gnaisse). Para uma mesma região é raro a existencia de apenas um dique, onde ocorre é em grande numero. No estado do Paraná há um grande exemplo de ocorrência de sistemas de diques, onde ocorrem dezenas de diques com até 45 km de extensão e 50 à 200m de largura.

Batólitos: são grandes massas consolidadas internamente de constituição granítica. Quando expostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com