Relaótio Geis E Magmas
Dissertações: Relaótio Geis E Magmas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cah_tavares • 12/6/2014 • 1.410 Palavras (6 Páginas) • 652 Visualizações
Introdução
A forma farmacêutica gel pode ser definida como uma preparação obtida pela dispersão de polímeros geleificantes - incrementadores de viscosidade - em meio aquoso. Os géis têm sido muito usados como bases dermatológicas pois possuem bom espalhamento, são não-gordurosos e podem veicular vários princípios ativos hidrossolúveis e lipossomas. São mais usados para as peles mistas ou oleosas.
Existem várias substâncias que podem formar géis sendo que as mais empregadas como bases em cosmiatria são: o polímero carboxivinílico (Carbopol 940) fornecido na forma ácida e neutralizado durante a preparação com uma base, gerando géis com maior viscosidade e pH entre 6,5 e 7,5; e a hidroxi-etil-celulose(gel de Natrosol) que em concentração adequada intumesce com a água formando géis de consistência média e de característica não-iônica.
Gel hidrofílico é uma preparação semi-sólida composta de partículas coloidais que não se sedimentam (ficam dispersas). Geralmente, as substancias formadoras de géis são polímeros que, quando dispersos em meio aquoso assumem conformação doadora de viscosidade à preparação. O gel não iônico é compatível com a maior parte dos ativos hidrossolúveis usado sem cosmiatria, como o ácido glicólico, que devido ao seu pH muito ácido é incompatível com o gel de Carbopol.
Magmas são formas farmacêuticas semi-sólidas quando massa de gel é constituída por flóculos de pequenas partículas distintas, são classificadas como um sistema bifásico. É também conhecido como gel inorgânico.
Objetivo
Preparar géis hidrofílicos de diferentes naturezas e reconhecer o efeito da concentração na consistência do gel e no pH de aplicação. Preparar magma (gel inorgânico)
Materiais
3 gral
3 pistilos
4 fitas de pH
Balança Analítica
Bastão de polipropileno
Espátula
Agitador Mecânico
Agitador Magnético
Barra Magnética
4 Béquer
Pipeta de Pasteur
Triatolanamina (TEA)
Gel de Carbopol
Ácido Lático 3%
Ginkgo biloba 3%
Babosa 2%
Calêndola 2%
Carmelose
Métodos
- Gel de Carbopol
O gel de Carbopol já se encontrava previamente preparado, sendo que havia duas concentrações distintas, 0,5% e 2%. Na aula prática então, primeiramente fizemos a medição do pH com uma fita própria antes da adição da Triatolanamina (TEA). O pH estava entre 3/3,5. Logo em seguida pesou-se 0,9g e 3,5g de TEA para verter sobre os géis de 0,5% e 2% respectivamente. A medida que se vertia o corretor de pH, os géis iam sendo homogeneizados e adquirindo a viscosidade característica de cada concentração. O pH foi novamente medido, obtendo um valor entre 6,5/7,5.
- Gel de Carboximetilcelulose (CMC)
Este gel não se encontrava previamente preparado. Preparamos também, idem ao anterior, em duas concentrações, 0,5% e 2%. Pesou-se então 0,5g e 2g de carmelose, 2,5g de solução conservante e 97g e 95,5g de água aquecida para fazer o gel de CMC 0,5% e 2,0% respectivamente. Depois de todos os produtos pesados, a carmelose foi polvilhada sobre a água. O gel de 0,5% foi levado para agitação no agitador magnético e o 2% foi colocado sob agitação no agitador mecânico, As soluções conservantes foram adicionadas quando as soluções estavam em agitação.
- Observação de Incompatibilidade
Para observar uma característica estudada em sala de aula, fizemos um teste de incompatibilidade entre o ácido lático e os géis. Foram pesados 5,28g do ácido lático e 44,7g de Carbopol 2%. Antes da adição do gel tinha pH de 6,5 e depois foi para 3. O que justifica o motivo do gel ter se liquefeito.
- Incorporação do extrato vegetal
E para finalizar e fazer géis para utilização do dia a dia, adicionou-se ao gel de Carbopol 0,5%, Ginkgo biloba 3%, babosa 2% e calêndola 2%.
Resultados
1. Cálculo TEA
• TEA 85% (Fp: 1,176)
Relação TEA 99% : Carbopol = 1,5g : 1g
• TEA(g)1 = 0,5% x 1,5g x 1,176
TEA(g)1 = 0,9g de TEA para Carbopol 0,5%
• TEA(g)2 = 2% x 1,5g x 1,176
TEA(g)2 = 3,5g para Carbopol 2%
2. Consistência e pH de ambos géis com diferentes concentrações
Tabela 01. Consistência sem viscosímetro (%p/p)
0,5% p/p 2%p/p
Carboximetilcelulose (CMC) + ++
Carbopol (depois da adição de TEA) +++ ++++
Tabela 02. Medida de pH com fita
0,5% p/p 2% p/p
Carboximetilcelulose (CMC) pH = 5 pH = 5
Carboximetilcelulose (CMC) depois da adição da solução pH = 6 pH = 6
Carbopol
pH = 3 pH = 3
Carbopol depois da adição de TEA pH = 6,5 pH =6,5
3. Adição de ácido lático
Ácido lático ________________ 3% x 1,176
Gel q.s.p ___________________ 50g
Quantidade de ácido lático: 3% x 1,176 = 5,28g
Quantidade de gel a ser adicionada: 50g - 5,28g = 44,7g
Tabela 03. Consistência e pH após a incorporação de ácido lático
pH Consistência
...