O rio Amazonas
Resenha: O rio Amazonas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danieifgas • 14/4/2014 • Resenha • 290 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
Rio Amazonas
O rio Amazonas é banhado pelos países Peru, Colômbia e Brasil. Uma pesquisa recente mostrou que o Amazonas tem um comprimento de 6868 km, portanto maior que o Nilo que tem 6695 km de extensão. O território brasileiro possui 3.165 km do rio. O Amazonas é o mais longo rio. Ele possui a maior bacia hidrográfica do mundo.Ela tem uma superfície de aproximadamente sete milhões de km. O volume de água existente no Amazonas, que tem mais de mil afluentes, é de 56 vezes mais que a do Nilo.
O Amazonas formou-se através de um golfo, que se abria para o oceano Pacífico. Com a formação da cordilheira dos Andes, que é um grupo de montanhas, este golfo foi fechado a oeste. O que formou um grande lago ao norte da América do Sul. Quando aconteceu a separação dos continentes América-África, o lago se abriu ao lado leste formando o atual rio Amazonas.
O rio serve como meio de locomoção, para a população sendo então muito importante. O Amazonas é um rio típico de planície, ou seja não tem muitas inclinações facilitando a navegação.
O rio é dividido em três partes:
• ainda nos países andinos, recebe o nome de rio Marañón
• ao entrar no Brasil, recebe o nome de rio Solimões
• ao receber as águas do rio Negro é que é chamado propriamente de rio Amazonas
A largura do rio Amazonas é de aproximadamente 5 km. Em alguns lugares, de uma margem é impossível ver a margem do outro lado, por causa da curvatura da Terra.
A profundidade média do rio é de aproximadamente 40 a 50 metros podendo chegar a 100 metros.(próximo a Óbidos)
A quantidade de água do rio Amazonas representa cerca de 17% de toda a água líquida do planeta.
...