OS EFEITOS NO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2021
Por: Gabriela Araujo • 25/10/2021 • Projeto de pesquisa • 1.447 Palavras (6 Páginas) • 129 Visualizações
UFBS (POR EXTENSO)
NOME DOS COMPONENTES
GLOBALIZAÇÃO: EFEITOS NO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
2021
ITABUNA/BA
NOME DA INSTITUIÇÃO
COMPONENTES
GLOBALIZAÇÃO: EFEITOS NO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Projeto de pesquisa apresentado ao
docente Luciano Dias, responsável pela
disciplina de Metodologia Cientifica
do curso de Direito 1º semestre matutino.
2021
ITABUNA/BA
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO________________________________________________4
2 PROBLEMA DE PESQUISA_____________________________________5
3 OBJETIVOS__________________________________________________6
3.1 OBJETIVO GERAL___________________________________________6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS____________________________________6
4 JUSTIFICATIVA_______________________________________________7
5 REFERENCIAL TEÓRICO_______________________________________8
6 METODOLOGIA_______________________________________________9
7 REFERÊNCIAS_______________________________________________10
1 INTRODUÇÃO
Não se pode negar o vulto que os problemas ambientais tomaram desde o início do século passado. Com as consequências desastrosas em termos climáticos, em seus reflexos quanto à diminuição da diversidade biológica e no próprio arrasamento de habitats e ecossistemas, muitos cientistas e estudiosos se propuseram a tentar encontrar soluções possíveis.
Nesse contexto, não há que se descuidar da existência da questão do crescimento econômico e do afã de desenvolvimento, principalmente no que refere -se aos países antes ditos “de terceiro mundo”, mas há uma série de possibilidades que primam pela harmonia e equilíbrio entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico. Esta é a chamada concepção de desenvolvimento sustentável.
Por esse motivo, apresenta- se um estudo a respeito da globalização, para buscar conceber como começaram a surgir e a se discutir os problemas ligados à ecologia e ao crescimento econômico, juntamente com a verificação de conceitos como o de “sustentabilidade” e algumas soluções a serem tomadas pelos Estados, tidos não somente de forma destacada, mas também enquanto membros de uma comunidade internacional.
Enfim, o grande desafio com o qual a sociedade contemporânea enfrenta é que a humanidade não consegue criar a humanidade. Em outras palavras, a segunda hélice necessita de todas as qualidades da inteligência e da consciência engendradas pela mente humana para evitar que a nave espacial Terra se torne um ‘Titanic’.
“ Seremos capazes de ir rumo a uma sociedade-mundo portadora do nascimento da própria humanidade? A humanidade está em formação. Há possibilidade de rechaçar a barbárie e realmente civilizar os humanos? Será possível salvar a Humanidade, realizando-a ?” (MORIN: 2003, p. 295).
2 PROBLEMA
A globalização atinge o meio ambiente do planeta de forma generalizada, por isso pode-se analisar o seu processo, buscando uma postura ética e responsável.
Nessa perspectiva buscamos respostas a seguinte questão de pesquisa: De que forma a globalização afeta o meio ambiente?
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Refletir o modo de exploração de recursos ambientais causado pela globalização e verificar se favorecem tanto a sociedade quanto ao meio ambiente.
O objetivo dessa pesquisa é exteriorizar o que precede o caminho para o desenvolvimento sustentável por meio da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, tanto para o presente quanto para as gerações futuras, valorização das estruturas sociais, satisfação das necessidades básicas, participação ativa da sociedade civil, segurança social, investimento em infraestrutura, sistemas sociais que asseguram emprego, respeito as culturas e programas de educação.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Investigar a importância das leis de proteção ao meio ambiente.
Examinar a necessidade de consumo gerada pela globalização.
Analisar a participação da ONU e o tripé da sustentabilidade
4 JUSTIFICATIVA
A razão de se pesquisar tal tema, é a de poder examinar quais os impactos ambientais resultantes do processo de globalização, os métodos utilizados para reverter a situação, e quais os outros caminhos para um mundo mais ecológico.
O desenvolvimento de maneira linear com a necessidade ilimitada de crescimento e expansão do mercado mundial cria uma constante produção que alimenta o fluxo de mercados do modelo capitalista, que tem necessidade de matéria prima e mão de obra, causando radicais alterações nos padrões de produção e consumo, relações de interdependência econômica e comercial, privatizando recursos naturais e alterando o cenário ambiental.
Uma das principais leis que protegem o meio ambiente no Brasil é a 9.605/1998 – Lei dos Crimes Ambientais que reordena a legislação ambiental quanto ás infrações e punições. Concede a sociedade, aos órgãos ambientais e ao Ministério Público, mecanismo para punir infratores do meio ambiente, como por exemplo a possibilidade das pessoas jurídicas no caso de ocorrência de crimes ambientais.
A participação da ONU (Organização das Nações Unidas) é importante para sociedade no sentido de proteção ambiental por causa da necessidade urgente de reduzir impactos causados por abusos da globalização que apesar de ser útil para sociedade, também deve ter conscientização no momento de exploração e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente visa a discussão de problemas globais nesse sentido.
...