Objetivos de estudar geografia
Artigo: Objetivos de estudar geografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kiqstyle • 6/10/2014 • Artigo • 509 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
Geografia
Introdução
Os ataques que ocorreram no dia 11 de setembro nos EUA, estão sendo considerados como os atos terroristas mais importantes da história recente mundial, por que atingiram a maior potência mundial e principalmente por que contam com a cobertura de todos os meios de comunicação de massa.
As cenas que chocaram o mundo foram repudiadas pelos principais governantes, de diversas nações do mundo. A morte de milhares de civis, em um ataque terrorista como esse, reforça o sentimento humanista e a posição contrária aos grupos ou pessoas que se utilizam deste método de ação.
O que é terrorismo
O terrorismo é a forma escolhida por certas organizações para alcançarem os seus objetivos políticos.
Consiste em atos de violência física ou psicológica imprevisíveis, perpetrados contra Estados, indivíduos, grupos precisos e massas anónimas, de modo a instalar um ambiente de medo generalizado.
O terrorismo é, na prática, uma forma de guerra que não conhece regras.
A Geografia, atualmente, é considerada a ciência que estuda o espaço geográfico, ou seja, o ramo do conhecimento que busca compreender a dinâmica do espaço produzido e transformado direta ou indiretamente pelo ser humano.
Dessa forma, podemos considerar que a Geografia estuda a sociedade e a natureza, com o foco sobre a maneira com que essas se relacionam e o consequente processo de organização do espaço terrestre. O objetivo desses estudos é o de contribuir para a melhor maneira de se explorar os recursos da natureza, bem como desenvolver melhores formas de ser ver e melhorar as relações socioespaciais.
A definição acima apresentada não é consenso entre os geógrafos, tanto que, no passado, tal conceituação era bem diferente da atualmente utilizada. A própria etimologia da palavra “Geografia” (“Geo” = Terra; “Grafia” = Descrição) denuncia a sua premissa inicial: descrever os fenômenos da superfície terrestre. Em outras definições, ela é vista como o campo do conhecimento que visa ao estudo dos lugares ou à explicação sobre a diferenciação de áreas.
Em termos gerais, é muito difícil precisar o que a Geografia estuda e o que ela não estuda, isso porque ela é uma ciência horizontal, enquanto outras formas de conhecimento são do tipo vertical, ou seja, o que a diferencia dos demais saberes científicos não é o seu objeto, mas a sua orientação. O que confere ao estudo geográfico a sua especificidade é o seu categorial, que é o conjunto de conceitos que vão definir a orientação de seus estudos, dos quais se destacam: a paisagem, a região, o território, o lugar e as redes.
Dessa forma, os estudos geográficos debruçam-se sobre questões que estão relacionadas tanto com as ciências da natureza quanto com as ciências sociais, envolvendo temas como: o relevo, a representação do espaço (mapas), a formação das cidades, o meio rural, os territórios políticos dos Estados, as disputas regionais e territoriais, entre inúmeros outros elementos.
Portanto, o objetivo desta seção é elencar textos relacionados com esses inúmeros aspectos, dando um tratamento geográfico a temas que se aproximam da
...