Oficina De Gestão AMbiental
Monografias: Oficina De Gestão AMbiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deboraffreitas • 4/11/2013 • 3.662 Palavras (15 Páginas) • 288 Visualizações
CARTILHA DE GESTÃO AMBIENTAL
Professor Pesquisador/Conteudista
LIANA CAPORLÍNGUA GIESTA
Coordenação da Produção de Material Didático
ADRIANA DIAS MOREIRA PIRES
GABI
LURDINHA
ALISSON
JÉSSICA ANALIA
DÈBORA FREITAS
SAMARA CASTRO
Design Instrucional
ADRIANA DIAS MOREIRA PIRES
GABI
LURDINHA
Revisão Linguística
Formatação Gráfica
ADRIANA DIAS MOREIRA PIRES
GABI
Ilustrador
ADRIANA DIAS MOREIRA PIRES
GABI
LURDINHA
Quem sou eu? _____________________________________________
Nós, seres humanos, existimos muito recentemente na história evolutiva da Terra. Apesar da nossa grande capacidade de alterar o ambiente, temos causado grandes impactos sobre o planeta. Por séculos, buscamos sempre mais saciar nossas necessidades de alimentos, água, abrigo e roupa, enquanto a população humana crescia.
Já parou para imaginar quantos bilhões de pessoas existem no mundo e o quanto cada uma dela precisa para saciar suas necessidades? Será que haverá espaço para lazer, plantar e colher os alimentos essenciais para nossa subsistência daqui a alguns anos?
Nesta trajetória, temos modificado de forma crescente nosso entorno, criando melhores condições de vida para nós, mas nem sempre consideramos as alterações negativas que provocamos à natureza.
Aprendemos, por exemplo, a produzir quantidades de alimentos que podem alimentar um maior numero de pessoas, a gerar energia, para suprir nossas necessidades pessoais e de produção de bens e serviços, gerando empregos e conforto. Por outro lado, nem sempre fizemos isso considerando possíveis impactos negativos para outras pessoas e para o meio ambiente.
O que temos visto é a destruição das florestas, a geração excessiva de lixo, o consumo crescente de recursos, a poluição do ar e das águas e a extinção de diversas espécies animais e vegetais. Também convivemos com as desigualdades sociais, a falta de acesso de muitos a uma alimentação adequada, a violência, entre outros exemplos de ameaça ao equilíbrio da vida na Terra. E, se somos nós, humanos, que temos causado estes desequilíbrios, é natural que assumamos a responsabilidade e o dever de reverter este quadro.
De forma simplificada, podemos dizer que, enquanto a população humana se multiplica, temos crescentes necessidades de recursos, água, energia, e impomos mais e mais custos ao planeta. Ao utilizarmos estes recursos, também geramos resíduos e poluição.
Nossa civilização será sustentável se respeitar a capacidade de recuperação do planeta Terra e de seus ecossistemas e criar oportunidades sociais e econômicas de maneira justa para todos os seus habitantes. Precisamos organizar nossa sociedade de uma forma socialmente justa, ambientalmente saudável e economicamente viável. Nossa civilização precisa buscar meios para atender as necessidades básicas e fundamentais das pessoas que aqui vivem hoje e as que estão por viver.
E por que devemos fazer algo a respeito?
Porque todos nós somos afetados, positiva ou negativamente, pelo que acontece ao nosso redor. Sofremos, por exemplo, com a violência decorrente da falta de oportunidade e da poluição que prejudica nossa saúde.
Porque podemos, juntos, construir um mundo sustentável, que crie boas condições de vida e de convivência para as gerações atuais e futuras.
Porque nosso planeta é a nossa casa e é dele que dependemos para sobreviver.
O que você acha? Reflita sobre o assunto e apresente os seus motivos para contribuir com a sustentabilidade do planeta!
Sustentabilidade
Mudar nosso modo de pensar e agir é o passo mais importante para garantir um mundo habitável para as presentes e futuras gerações. Quando o assunto é desenvolvimento sustentável, o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente é o primeiro conceito que vem à cabeça. Todos sabem que os recursos são finitos, ou seja, um dia irão esgotar e, por isso, pensar em desenvolvimento econômico sem considerar a conservação da natureza é uma ideia irracional. No entanto, ainda tem quem pense que desenvolvimento sustentável se restringe apenas às questões ambientais, a não cortar árvores, por exemplo. O desenvolvimento sustentável vai muito além disso...
Mas para que isso ocorra, é fundamental a participação da população. O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, fazer proveito da natureza sem devastá-la, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem. Mude de postura buscando causar menos impacto ao meio ambiente e comece a construir um mundo melhor para você e para os seus filhos.
Educação Ambiental
Uma das chaves do desenvolvimento sustentável é a educação ambiental. Essa educação baseia-se no fato de que o meio ambiente
...