PLANO DE AULA DE GEOGRAFIA
Por: Carolhemanoele • 18/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 791 Palavras (4 Páginas) • 4.744 Visualizações
PLANO DE AULA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
1. Tema
Fenômenos naturais.
2. Turma
Pré-escolar (4 e 5 anos).
3.Duração
1 aula.
4. Conteúdos
Natureza e sociedade, artes, ciências, literatura e educação física.
5. Objetivos
Observar e compreender alguns fenômenos naturais que ocorrem no cotidiano;
Realizar experiências que facilitem a compreensão dos fenômenos naturais;
Identificar e entender alguns conceitos e suas variáveis;
Conhecer as características de alguns fenômenos da natureza
6. Recursos
Musica de acolhimento
Experiência com flores- Flores brancas (ou bem claras) – Água - 2 copos – Tesoura – Estilete - 2 colheres - Corante alimentício.
Historia pingo de chuva
Construção do biruta – palitos de picolé - papel crepom de varias cores – tesoura sem ponta.
Musica de despedida.
7.Desenvolvimento
Acolhimento(A escolha da musica depende do tempo no dia da aula) – Bom dia alunos,hoje é Quarta-feira...dia de sol
Sai do casco tartaruga
Sai da casa caracol
Viva a Quarta-feira
Viva a semana inteira. (bis)
Bom dia alunos, hoje é Quarta-feira
Está chovendo
Chuva boa
Chuá, Chuá, Chuá
Lava o chão
Molha a terra
e limpa o ar
Se o trovão fizer barulho eu não vou me assustar.
8. Experiência com flores- Flores brancas (ou bem claras) – Água - 2 copos – Tesoura – Estilete - 2 colheres - Corante alimentício.
Procedimento: Colocar a água nos copos - colocar um corante de cor diferente em cada copo – colocar uma flor em cada copo - Em dias quentes os resultados começam a aparecer após cerca de 10 minutos. As pétalas começam a ganhar cor de acordo com a coloração dos corantes.
O experimento demonstra a condução de água através de vasos presentes nas plantas, um processo que permite que a água absorvida pelas raízes seja distribuída por todo o corpo da planta, chegando até as folhas e flores.
9.Historia- A historia do Pingo de Chuva
Mari Rodrigues
Vou lhes contar a história, de uma pequena gota de água, chamada Pingo de Chuva que junto com outras gotinhas, formavam as águas de um lindo lago. Certo dia, o sol com o seu calor, aqueceu as águas do lago e Pingo de Chuva e suas amiguinhas sentiram muito calor. Elas não sabiam, mas estavam absorvendo o calor do sol.
Estava tão quente, mas tão quente, que de repente Pingo de Chuva começou a se sentir mais leve. Olhou para baixo, e viu que estava voando.
Maravilhada com o que estava acontecendo, Pingo de Chuva olhou ao seu redor e viu outras gotinhas que também subiam, desordenadamente. As pequenas gotas de água estavam agora no estado gasoso, o calor do sol fez com que elas se transformassem em vapor.
Elas subiram alto, bem alto, e lá, bem longe, onde não se podia mais vê-las, elas se juntaram a outras gotinhas e formaram as nuvens.
Então veio o vento e soprou bem forte, e a nuvem começou a viajar por diversos lugares. Pingo de Chuva observava tudo lá de cima encantada, ela nunca havia visto tantos lagos, rios e mares com uma imensa quantidade de gotinhas juntas.
Tudo estava indo bem, até que ela começou a sentir saudade da terra. Ela se lembrava do lago, dos peixes e do sol e se entristecia, e às vezes até chorava.
Porém sua tristeza durou pouco, pois um belo dia, a nuvem de Pingo de Chuva encontrou uma frente de ar frio. E com o frio, a nuvem liberou calor e algumas gotinhas se desprenderam e caíram sobre a terra em forma de chuva.
...