PROCESSOS PROSIVOS
Exames: PROCESSOS PROSIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Larissa.Lopes • 16/3/2015 • 1.240 Palavras (5 Páginas) • 340 Visualizações
Processos erosivos são fenômenos referentes à transformação dos solos, que ocorrem em processos de retirada ou transporte de sedimentos da superfície. Eles acontecem a partir de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas ou do próprio solo.
Trata-se de um fenômeno natural, responsável pela dinâmica constante dos solos. No entanto, a ação antrópica pode intensificar tal processo, provocando o surgimento de inúmeros problemas. Esses problemas podem ser originários da utilização incorreta dos solos, a exemplo da agricultura intensiva, e da remoção da vegetação, responsável, muitas vezes, por garantir a coesão dos sedimentos em áreas com elevada declividade, além de proteger a superfície de agentes de transformação como a água e o vento.
Os processos erosivos costumam se iniciar com a lixiviação (lavagem da camada superior dos solos), que é responsável pela retirada da cobertura superficial dos solos e pela formação de pequenas rugosidades externas, chamadas de sulcos. Se expostas à ação dos agentes exógenos de transformação do relevo, essas rugosidades podem aumentar e transformarem-se em ravinas, que são tipos erosivos mais profundos.
Ainda existe um estágio mais avançado nos processos de formação de erosões, que são as voçorocas. Elas possuem maiores proporções e provocam verdadeiros estragos sobre áreas agricultáveis ou habitáveis, alcançando até mesmo o lençol freático.
Muitas vezes, a ocorrência de processos erosivos pode estar ligada ao fenômeno do intemperismo, que é um conjunto de elementos que ocasionam a fragmentação ou destruição da camada superficial da Terra em virtude da ação de agentes químicos, físicos e biológicos. Tal processo provoca o deslocamento de sedimentos para outras localidades, onde se reagrupam em um processo chamado de acúmulo ou sedimentação, podendo gerar novas erosões.
Para que haja um controle sobre a ocorrência e proliferações sobre o solo, é preciso planejar e regulamentar a ação humana, além de desenvolver técnicas de manejo que não prejudiquem a superfície terrestre.
O processo erosivo ocorre pelo desgaste e deposição de sedimentos do solo
A Erosão é um processo de transformação dos solos oriundo das ações dos agentes externos ou exógenos que consiste no desgaste na superfície terrestre, prosseguido pelo transporte e deposição de sedimentos. Trata-se de um procedimento natural, entretanto, a ação humana contribui para a sua intensificação.
O processo descontrolado de erosão traz grandes prejuízos para o meio ambiente, pois atua no desgaste do solo, dificulta a manutenção de espécies de animais e vegetais, além de atrapalhar as atividades humanas.
As erosões possuem vários estágios, dependendo do nível de profundidade e da gravidade de sua ocorrência. Geralmente, elas se iniciam com o processo de lavagem superficial dos solos, também chamado de lixiviação ou erosão laminar; depois, elas se intensificam com o processo de ação das chuvas e dos ventos, surgindo alguns buracos e “linhas” marcadas sobre a terra, as erosões em sulcos ou sulcos erosivos.
Quando os agentes modeladores continuam atuando na intensificação desse processo, ocorre a formação de ravinas (erosões mais profundas) e voçorocas (quando a erosão atinge o lençol freático ou é extremamente profunda).
Entre as ações humanas que causam a formação de processos erosivos destaca-se a retirada das vegetações, que exercem a função de conter a força das águas e dos ventos (atuando como uma espécie de obstáculo) e ajudam a manter a firmeza do solo, através de suas raízes.
No meio urbano, as erosões acontecem em razão da falta de planejamento, com a formação de ruas que ocupam verticalmente toda uma vertente, por exemplo. Durante as chuvas, a enxurrada desce a vertente com muita velocidade, formando buracos em seu percurso e formando ravinas e voçorocas na porção inferior das vertentes, geralmente próximas a cursos d’água.
Tipos de erosão
Existem vários tipos de erosão, que são classificadas conforme os seus princípios causadores.
Erosão por gravidade: quando ocorre o transporte e deposição de sedimentos da superfície em virtude da ação da gravidade, com a queda de partículas e rochas. Acontece, principalmente, em regiões montanhosas e com alta declividade.
Erosão fluvial: erosão causada pela ação das águas dos rios sobre as superfícies dos cursos d’água e de encostas. Atuam também no desgaste do solo durante enchentes periódicas ou períodos de cheias. É intensificada com a retirada das matas ciliares, ou seja, as vegetações localizadas nas margens dos rios.
Erosão causada pela retirada da mata ciliar nas proximidades de um rio
Erosão pluvial: ocorre em razão da ação das águas das chuvas, que desgastam a superfície e transportam sedimentos. Esse processo atua também na lavagem dos solos e, quando as águas da chuva encontram um solo sem vegetação, passam a ser responsáveis pela formação de graves tipos de erosão.
...