Percursores Da Economia
Artigo: Percursores Da Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristiamo • 16/6/2014 • 532 Palavras (3 Páginas) • 570 Visualizações
Precursores da Teoria Econômica
Exite um consenso de que a teoria econômica, de forma sistematizada, iniciou-se quando foi publicado a obra de Adam Smith A riqueza das nações, em1776. Na Grécia Antiga, as primeiras referências conhecidas à Economia, aparecem no trabalho de Aristóteles, que aparentemente foi quem deu inicio ao termo economia (aikonomía) em seus estudos sobre a administração privada e sobre finanças públicas. Também encontramos algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão e Xenofone.
Mercantilismo
A partir do século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Recebe este nome pelo conjuntos de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna.
O Mercantilismo se constituiu numa série de medidas para unificar o mercado interno, e teve como finalidade a formação de fortes Estados- Nacionais. O mesmo tinha algumas preocupações sobre a acumulação de riquezas de uma nação; e para a consecução dos objetivos mercantilistas, todos os outros interesses deviam ser relegados a segundo plano: a econômica local tinha que se transformar em nacional, e o lucro individual desaparecer quando assim conviesse ao fortalecimento do poder nacional.
Também era considerado forte aquele que tinha um grande estoque de metais preciosos, os três modelos principais eram o metalismo, a balança comercial favorável, o pacto colonial e o protecionismo.
Teorias Clássicas
A econômica clássica surgiu após a publicação do Livro A Riqueza Das Nações de Adam Smith em 1776, que relatava sobre leis de mercado e aspectos monetários, onde menciona recomendações políticas. A Teoria centra suas reflexões nas transformações do processo produtivo, trazidas pela Revolução industrial. Adam afirma que não é a prata ou o ouro que determina a prosperidade de uma nação, mas sim o trabalho humano.
Os clássicos defendem o liberalismo e elaboram o conceito de racionalidade econômica, no qual o indivíduo deve satisfazer suas necessidades sem se preocupar com o bem- estar coletivo. Essa busca egoísta e competitiva, no entanto, estaria na origem de todo o bem público porque qualquer intervenção nessas leis naturais do comportamento humano bloquearia o desenvolvimento das forças produtivas.
Neoclássica
É uma expressão genérica utilizada para designar diversas correntes do pensamento econômico que estudam a formação dos preços, a produção e a distribuição da renda através do mecanismo de oferta e demanda dos mercados.
A Teoria Neoclássica se preocupa mais com o raciocínio matemático, para que se conduza á estabilidade econômica.
Keynesiana
É a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes, que consiste numa organização político- econômico, que são opostas ás concepções neoliberalistas.
Tais teorias tiveram uma enorme influência na renovação da economia clássica e na reformulação da política de livre mercado.
Econômia
...