Pesquisa social; Teoria, método e criatividade, samira lacerda cavalcante
Por: Samira Lacerda • 7/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.022 Palavras (5 Páginas) • 515 Visualizações
Pesquisa social; Teoria, método e criatividade
Esta obra expõe técnicas para ampliar um projeto de pesquisa, esclarecendo o papel da ciência enquanto ferramenta de pesquisa para o conhecimento da realidade, onde é dividido em quatro partes, a primeira parte relata pontos sobre ciências e cientificidades, a autora descreve que o indivíduo sempre se preocupou com o conhecimento da realidade, de acordo com a história o indivíduo utilizou a filosofia, a arte, a religião para adquiri conhecimento, e mais um dos instrumentos usados foi a ciência. Na sociedade ocidental porem a ciência transformou-se em uma forma hegemônica de construção da realidade, alguns críticos a consideram como o novo mito, já que é a única agente da verdade. A ciência ao responder questões técnicas que se colocaram com a ampliação industrial e por que instituiu uma linguagem essencial por meio de conceitos, métodos e técnicas para compreender os fenômenos, processos o mundo.
A ciência tem várias contradições e conflitos, umas dessas contradições é o embate dá a ciência sociais e a ciências da naturais. Alguns defendem a igualdade e outros defendem a necessidade da diferença entre eles, que afirma que há dois polos no campo cientifico, um de unidade, pois pode haver a relação em todas as atividades que partem da ideia do conhecimento estabelecido por meio de conceitos. O outro é a diversidade, que o campo de ciência não pode ser abreviado a só uma forma de conhecer, ou seja, ele necessita de maneiras diversas.
Diante as várias questões sobre a forma das ciências sociais como conhecimento cientifico a autora expõem reflexões e para relatar as ciências sociais Maria Cecilia utiliza cinco critérios, que as caracterizam mais que não as separam dos princípios da cientificidade. Primeiramente o elemento das ciências e histórico pois toda sociedade humana se arquiteta de modo desigual, porem os seres humanos que vivenciam na mesma época histórica possuem traços em comum, o segundo é que o elemento das ciências tem consciência histórica, pois o ser humano dão sentido as suas ações, projeta e planejam o futuro, o terceiro critério é que as ciências sociais tem uma identificação entre sujeito e objeto, o quarto critério, é a intrínsecas e intrinsecamente ideológicas, pois não há ciências neutra , o quinto e último critério é que o elemento das ciências sociais é essencialmente qualitativo,
Por que têm ferramentas e hipóteses que possibilita a aproximação da existência dos seres humanos abordando o conjunto das expressões, estruturas, representações, símbolos e significados.
A autora afirma que O conceito da metodologia de pesquisa, o método é bem mais que técnicas, mais é a articulação da teoria dos pensamentos reais sobre a realidade, ou seja o método é a alma da teoria. Ela ainda relata que nada pode substituir a criatividade do pensador e que autores descrevem que o procedimento das ciências acontece de maneira mais ativa quando as regras são infringidas e não quando são seguidas, apesar de necessitarmos de parâmetros para produzir conhecimento a criatividade é a mais essencial.
A autora expõe uma precisa descrição sobre quatro respeitáveis pela a pesquisa nas ciências sociais. A pesquisa é uma atividade fundamental da ciência e que investiga e constrói a realidade, mesmo ela equivalendo a uma pratica teórica ela junta o pensamento e a ação, para qualquer pesquisa ela devi ser iniciada com uma pergunta, uma dúvida, e para ser objetada é necessário articular conhecimentos anteriores ou articular novos conhecimentos, desta forma é preciso expressa o segundo elemento, a teoria é estabelecida para esclarecer e entender um fenômeno, ou seja, colabora na organização dos dados com mais clareza, a teoria é feita por meio de um conjunto de proposições que é o terceiro elemento de muita importância para a pesquisa social, pois são as teorias confirmadas, que são de fácil entendimento e claras, e por último, os conceitos,
...