Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade- resumo
Por: Natha000 • 26/6/2017 • Resenha • 706 Palavras (3 Páginas) • 505 Visualizações
Universidade Federal de Goiás
Discente: Nathalia M. Neves
Docente: Rita
Disciplina: Investigação e Métodos em Psicologia II
INTRODUÇÃO
O presente trabalho voltará sua compreensão para a preparação e Análise de dados em pesquisa de enfoque qualitativo, tratando de forma mais especifica a categorização, a relação entre categorias e a descrição do contexto sobre a base de GOMES, Romeu. A Análise de dados em pesquisa qualitativa. In. MINAYO, Cecilia de Souza (org). Pesquisa e demais pesquisas realizadas em sites, realizando uma busca ao conceito e usando de exemplos para ilustrar melhor o conteúdo.
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
Nas pesquisas com enfoque qualitativo aborda o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
Categorização em geral, se refere a um conceito que busca explicar elementos ou aspectos com características comuns ou que se relacionam entre si, de forma em classifica-las ou por em categorias. Em que se é dado por um processo em que ideais e objetos são reconhecidos, diferenciados e classificados. A categorização consiste em organizar os objetos, de um dado universo em grupos ou categorias com seu proposito especifico, é assim um mecanismo fundamental para a comunicação humana, estabelecendo bases de grande relevância para alguns processos mentais, tais como: a representação, linguagem, lógica e a aprendizagem.
Categorização não é um simples processo que deve ser estudado superficialmente, não há nada mais básico do que a categorização para o nosso pensamento, percepção, ação, e discurso. Podemos por exemplo falar de arvores assim estabelecer uma categoria em nossa mente, as categorias tem uma enorme função em nossa estrutura interna, como a busca de organização de conceitos construídos culturalmente, socialmente e à partir das experiências do indivíduo. Em que usa de informações similares, e criando novos de novos conhecimentos, então da forma mais ampla e fácil de compreender o conceito de categorias seria que a todo o momento que estamos interagindo com o meio ambiente estamos categorizando em nosso cérebro, a fim de consolidar e anexar nele informações.
Relação entre categorias estabelece padrões ou classe, agrupando ideias, poderíamos tomar com exemplos a cor rosa, ao se pensar em uma cor rosa o cérebro automaticamente faz relações entre categorias distintas, como flores, plantas, definição de algo que possui vida, se sexo feminino que também é muito retratado pela cor rosa, quanto maior o grau de representatividade maior a relação com diversos tipos de categorias, tomamos também com o exemplo da cor preta, ao acionar em nossa mente conseguimos realizar conexões com diversos outros tipos de categorias.
Descrevendo este contexto, surge a mostrar a necessidade de usar tais tipos de categoria pra compreender determinados conceitos, procedimentos, fazendo o uso de uma fundamentação teórica sólida. De acordo com o texto de Minayo, e necessário respeitar um princípio de homogeneidade em que pra se fazer categorização, e necessários que as categorias seja exaustivas assim dando suporte esmiuçado a todo o conteúdo a ser analisado, exclusivas quando um determinado material se enquadre em mais de uma categoria, concretas em que não valorize termos abstratos que surte diversas compreensões e significados, e por fim adequadas em que seja necessário se adaptar ao conteúdo e ser objetiva em que se pretende chegar.
...