Pilha de esteril
Por: Gabi Campos • 22/9/2015 • Projeto de pesquisa • 331 Palavras (2 Páginas) • 2.098 Visualizações
Após a etapa de planejamento da pilha de estéril, começa a fase de construção. Essa fase, é determinada por 5 pontos básicos: Preparação da fundação, controle da água superficial, método construtivo, operação e interação entre projeto e construção.
Na preparação da fundação, é necessario que seja removida toda a cobertura vegetal da área que será empilhado o estéril para maior estabilidade da pilha. Nesse mesmo local, terá que haver serviço de drenagem e desvio dos cursos d’agua ali existentes. Os drenos de fundo podem ser colchões ou valas preenchidas com pedregulhos. Em um vale fechado, na base das pilhas de estéril, é necessario um dreno de pedras de mão.
O controle da água superficial se deve ao fato de as pilhas de estéril cobrirem uma vasta área, e correrem risco de um possível desenvolvimento da superfice freática dentro da pilha, o que acarretaria na perda de finos, e erosões superficiais. Por isso, essa agua superficial deve ser direcionada para canais de escoamento nos arredores da pilha, ou conduzida para o local adequado através da drenagem interna. Esses canais de escoamento, são mais adequados para pilhas localizadas em encostas ou em áreas planas.
A pilha de estéril pode ser construida de duas maneiras: Ascendente ou Descendente. A construção ascendente é a melhor opção, pois cada alteamento sucessivo é apoiado pelo anterior, dando assim, mais estabilidade à pilha. Já a descendente, é a menos recomendada, porque a próxima camada a ser jogada na pilha, é suportada no pé do talude aterior, e isso gera instabilidade.
Na operação, o modo como o estéril é despejado na pilha tem que ser preferencialmente ao longo do comprimento da crista, de um jeito que vai fazer ela ficar o mais longa possível, o que favorece a esabilidade da pilha.
Assim que a constrição da pilha é iniciada, ela deve ser observada e ter seu projeto revisado para melhor desempenho e sucesso. É comum que pilhas de grandes dimensões e mais complexas recebam uma atenção maior, tendo inspeções periódicas de auditores externos.
...