Placas Tectônicas
Dissertações: Placas Tectônicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fakegdornelas • 31/8/2014 • 837 Palavras (4 Páginas) • 387 Visualizações
1- Quais são as principais causas ou fatores que possibilitou a ocorrer o fenômeno da Tectônica de Placas, ou seja, a movimentação da crosta terrestre sobre o manto?
As principais causas que fez ocorrer a tectônica das placas foram a espessura da crosta: onde possui espessura mínima. Composição da crosta: contraste composicional crosta-manto. Densidade da crosta: flutuabilidade da crosta e as correntes convectivas do manto.
2- Quais são as evidências ou provas físicas que comprovam existência da Tectônica de Placas ( movimentação dos continentes) no Planeta Terra? Descreva detalhadamente cada uma destas evidências.
Coincidências geométricas das bordas continentais: foi a primeira teoria para deriva continental, coincidência maior na contagem dos continentes, semelhantes a um “quebra-cabeças”.
Evidencias estratigráficas: similaridades entre idades e seções estratigráficas nas margens continentais opostas e as mesmas rochas observadas nas bordas dos continentes, hoje separados, são semelhantes, apresentando a mesma composição e/ou sequência de rochas.
Evidencias Paleontológicas: onde os organismos são excelentes marcadores de aberturas ou fechamento de oceanos, e que várias espécies sobrevivem apenas em microambientes. Com a separação progressiva dos oceanos, várias espécies não sobreviverão. A distribuição de assembleias fossilíferas nas rochas sedimentares indicam o avanço dos oceanos.
Idade das rochas do fundo do oceano: as rochas do fundo oceânico apresentam idades diferentes, sendo as idades mais novas onde estas rochas são geradas, na Cadeia Meso Oceânica, e mais velhas próximas as bordas dos continentes.
Evidências Paleomagnéticas: através de medidas de magnetização remanescentes das rochas com magnetita.
3- O que é uma Placa Tectônica. Quais os tipos de crostas que as formam?
Placa Tectônica é um segmento crustal com limites definidos (bordas definidos) e movimentação relativa entre si. As crostas que são formadas através das placas tectônicas são as crostas continental e oceânica.
4- O que é um ambiente geotectônico? Onde estes ocorrem? Quais os tipos de ambientes geotectônicos que podem ocorrer e defina detalhadamente cada um deles?
Os ambientes geotectônicos são caracterizados pelos contatos entres as placas tectônicas,ocorre no limite entre as placas tectônicas ( nas bordas), nestes locais ocorrem terremotos e vulcanismo, onde há criação de montanhas.
Nos limites entre as placas tectônicas podem ocorrer três tipos de movimentos: Ambiente Divergente ou Acrescional – ambiente de separação entre as placas tectônicas. Ambiente Colisional ou Convergente – as placas tectônicas se chocam ou colidem, podem haver três tipos de colisões: crosta oceânica com crosta oceânica, crosta oceânica com crosta continental, crosta continental com crosta continental. Ambientes Falhas Trasformantes – não ocorrem colisões nem separações entre placas, ocorre um movimento lateral entre as placas tectônicas.
5- Como se pode medir a expansão do assoalho oceânico (crosta oceânica) em regiões de ambientes divergentes, como exemplo, a separação da África da América do Sul?
A expansão do assoalho oceânico pode ser medido através da idade das rochas do fundo oceânico e pela variação do fluxo calórico que promove a variação de geração de magma ( maior ou menor quantidade produzida), promovendo uma maior ou menor velocidade de abertura da Crosta Oceânica.
6- Descreva detalhadamente os cinco estágios evolutivos do ciclo de Wilson?
ESTÁGIO I: Instalação de correntes convectivas no Manto Superior -
Convecção mantélica seria a força que movimenta as placas.
Formação do Domo na superfície terrestre.
Domo: arqueamento
...