Prova Geografia 9º ano - Geopolítica, Antártica
Por: ramon232 • 24/1/2017 • Exam • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 2.721 Visualizações
AVALIAÇÃO GLOBAL 4º BIMESTRE 9º ANO
- G1 - CFTCE 2005
A economia australiana recebeu grandes investimentos estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, o que provocou intensa internacionalização da sua economia. Vários setores de sua economia (indústria automobilística, farmacêutica, de cosméticos, petrolífera, de mineração) encontram-se em poder, sobretudo, de empresas ou de capitais:
- britânicos, japoneses e norte-americanos
- chineses, brasileiros e franceses
- japoneses, franceses e britânicos
- norte-americanos, japoneses e alemães
- A Austrália no ano de 2000 esteve focalizada pela mídia em virtude de ser sede dos jogos olímpicos. Assinale a que identifica as principais características geográficas deste país.
- Os nativos australianos foram praticamente dizimados com a ocupação europeia, e os que restaram se encontram hoje totalmente assimilados a cultura dos brancos.
- Possui população rural reduzida, centros urbanos concentrados no sudeste do país, com base económica derivada dos produtos agropecuários e da mineração.
- Possui 40% do seu território recoberto por florestas tropicais e importantes indústrias de produtos manufaturados.
- A maior parte do território é constituída por desertos, predominando população rural com economia baseada em recursos primários.
MACKENZIE 2000
A classificação climática de Koppen utiliza símbolos alfabéticos para caracterizar os climas. Observando-se o mapa da Austrália, pode-se afirmar que as letras A, B e C usadas nessa classificação significam, respectivamente, climas:
[pic 1]
- quentes, secos e temperados.
- secos, temperados e frios.
- quentes, frios e desérticos.
- desérticos, frios e tropicais.
- FEI 2000
A Austrália realizou, em novembro deste ano, um plebiscito para escolher entre Monarquia e República. Sobre a Austrália e sua organização política, é INCORRETO afirmar que:
- está ligada à Inglaterra pela Commonwealth Britânica
- tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II
- é uma monarquia parlamentarista
- apesar de ser um país independente, seu Primeiro-Ministro é o mesmo que o da Inglaterra
MACKENZIE 1999
É característica do relevo da área destacada no mapa da Austrália a seguir
[pic 2]
- Planalto cristalino de baixa altitude e formas onduladas
- Dobramento antigo onde localizam-se as maiores altitudes do país
- Planície aluvional com colinas e ondulações suaves
- Dobramentos recentes com grande altitude
G1 - UTFPR 2012
Um terremoto de 6,6 graus na escala Richter atingiu, no dia 19 de abril de 2011, a costa nordeste da Nova Zelândia, segundo o Centro de Pesquisa Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do terremoto situou-se a cerca de 550 quilômetros a leste de Auckland, a sudoeste das Ilhas Kermaedc, a uma profundidade de 90 quilômetros. A causa mais provável para a ocorrência desse fenômeno na região é:
- a tectônica de placas, ou seja, duas placas que se movem em sentido contrário sob o Pacífico.
- a tectónica de placas que se afastam, formando extensas cordilheiras vulcânicas submarinas no Atlântico.
- a existência de grandes vulcões submarinos na região que liberam material interno de forma explosiva.
- a construção de grandes barragens hidroelétricas, em que o peso da água força a acomodação das camadas internas.
FGV 2000
O termo "Oceania" costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que:
- As ilhas da Polinésia, Melanésia e Micronésia são constituídas, predominantemente, por países que complementaram sua independência política na década de 1950.
- A Polinésia tem sido a área mais utilizada pelos EUA para a realização de testes atômicos, como os da década de 1970, que destruíram o Atol de Mururoa.
- Um traço cultural comum na Oceania é a completa adaptação das comunidades nativas aos padrões europeus e norte-americanos estabelecidos com a ocupação colonial, a partir do século XVI.
- Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné são consideradas países independentes, apesar de terem como chefe de Estado a rainha Elisabeth II, do Reino Unido, ou alguém indicado por eIa.
PUCSP 2006
Leia com atenção:
Enquanto cientistas e ambientalistas se preocupam com as consequências do aquecimento global, políticos já estão brigando sobre como colher os benefícios econômicos do degelo do Ártico. Um exemplo de disputa diplomática é a luta entre o Canadá e a Dinamarca sobre quem é dono de um pedaço de rocha de 1,3 quilômetro quadrado no meio do Estreito de Nares, entre o Canadá e a Groenlândia. Em jogo estão direitos de soberania sobre enormes reservas de recursos naturais, assim como o controle das rotas marítimas que até agora estavam bloqueadas pelo gelo. Por exemplo: em agosto de 2005, o navio russo Akademik Fyodorov foi a primeira embarcação na história a cruzar navegando o polo sem precisar de quebra-gelo.
(Adaptado de 'DER SPIEGEL. Mudança do clima provoca briga por recursos árticos'. In: Uol Midia Global de 01/04/2006)
...