Pró-Licenciatura: Um suporte para o estágio supervisionado em Geografia
Por: radanda • 17/8/2019 • Artigo • 1.280 Palavras (6 Páginas) • 270 Visualizações
Pró-Licenciatura: Um suporte para o estágio supervisionado em Geografia
* Dandara Cristiane Batista (IC) - dandaracristiane@yahoo.com.br
UEG – Campus Porangatu
Orientadora: Sirlânia Maria de Borba Ribeiro (PQ)- sirlaniambr@hotmail.com
Inserir aqui o(s) endereço(s) da(s) instituição (ões) (Fonte: Arial, 10).
Resumo:
O presente trabalho tem como foco mostrar a importância do programa de bolsas Pró-licenciatura. Que visa o aproximar o aluno com a sala de aula e auxilia no desenvolvimento do acadêmico. Ao participar desse programa de bolsas específico para os acadêmicos que estão na fase do estágio, entende-se que esta bolsa auxilia o acadêmico na descoberta para o profissional que irá se tornar mais tarde. É uma forma de ajudar na formação do acadêmico dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás- UEG e uma forma para melhora estágio supervisionado. Ao participar desse programa de bolsas, o acadêmico consegue adquirir experiência diversas na escola campo, desde a produção de material didático-pedagógico, auxilio ao professor regente na elaboração do conteúdo proposto, preparação e execução de aulas práticas, entre outros. E com a preparação de materiais didáticos e aulas, além do discente expor seus conhecimentos adquiridos na universidade, também aprende e vivencia o seu futuro trabalho. Discutir a importância da teoria e praticar na formação de professores no estágio supervisionada em geografia.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Estágio Supervisionado. Desenvolvimento profissional
Introdução |
A bolsa. Pró-Licenciatura é um programa da Universidade Estadual de Goiás- UEG que tem por objetivo auxiliar o aluno no estágio e nas funções acadêmicas promovendo melhorias e proporcionando um vínculo maior do docente na escola campo. Segundo Borges e Resende (2015) o Pró-Licenciatura garante uma aprendizagem das atividades escolares e fortalece o convívio entre o bolsista e a escola campo.
O estágio supervisionado é o início da carreira de docente, onde terá a possibilidade de utilizar os conhecimentos teóricos na prática. Nesse sentido as experiências realizadas durantes as atividades da bolsa Pro Licenciatura - na Escola Municipal Professora Maria José Gonçalves, Porangatu/GO, levou-nos ao questionamento: como chamar atenção do aluno dentro da sala na hora da explanação dos conteúdos?
Em busca de melhorias e transformações ao longo deste período e como bolsista, tinha uma incerteza como fazer as mudanças continuam no decorrer do cotidiano dos alunos, pois cada turma possui uma realidade diferente, que exige posturas diferentes, a cada ano são situações diferentes e assim são exigidas do professor constantes atualizações e desta forma, flexibilidade nas mudanças na maneira de conduzir e de orientar o seu trabalho diante dos seus alunos.
O estágio é concebido como um campo de treinamento, um espaço de aprendizagem do fazer concreto do Serviço Social, onde um leque de situações, de atividades de aprendizagem profissional se manifestam para o estagiário, tendo em vista a sua formação. O estágio é o locus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativamente e sistematicamente (BURIOLLA, 2006, p. 13).
Material e Métodos |
Para o desenvolvimento das atividades na escola, primeiramente foi feito um estudo da sala de aula e junto com a professora orientadora, que viu a necessidade e importância de ter um embasamento teórico acerca do estágio supervisionado e das metodologias para o desenvolvimento das aulas na escola Maria José Gonçalves.
Destaca-se o artigo O Estagio Supervisionado e suas contribuições na formação do professor de geografia da autora Anna Maria Kovacs Khaoule o qual ressaltar a importância do estágio supervisionado para formação de professores que iram prepara para sala de aula, onde vera a realidade de um professor que consegue aplicar sua aula mesmo com poucos recursos conseguindo vencer as dificuldades que não são poucas na profissão. Assim sendo, Kovacs (2010, p. 60) mencionam:
Já na outra concepção parte do princípio de que o estágio deve ser considerado enquanto atividade que permita ao aluno um contato com a realidade do campo profissional. Nessa concepção, o objetivo do aluno estagiário e aprender e refletir sobre a realidade na qual irá atuar; propor e participar de todo processo relacionado a ação no campo profissional, utilizando-se das teorias, dos conhecimentos científicos como possibilitadores da reflexão
A bolsa Pro Licenciatura vem para ajudar nesta etapa, o bolsista passa mais tempo na escola e consegue refletir e aprender mais com o professor regente criando um vínculo maior com a escola e com os alunos.
A partir de estudo e observações, elaboramos uma sequência didática encaminhando o conteúdo e a utilização da linguagem cartográfica para abordar o mesmo. Sendo que o conteúdo era relacionado ao Clima. Que no final da explicação do conteúdo aplicaríamos um jogo relacionado com matéria explicado. O jogo ser chama corrida climática onde o aluno joga o dado e na casa de cair ele tem que responde uma pergunta que valera uma pontuação e ser não acerta volta para o início do jogo, quem chegar na reta final primeiro ganha um prêmio.
...