Questionamento
Por: Crhistiane Maltas • 3/11/2015 • Dissertação • 428 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Território Brasileiro: Ainda em Formação
Pelo fato de termos as fronteiras brasileiras já estabelecidas e um governo que rege o nosso país, muitas pessoas acreditam que o processo de formação do território nacional já esteja totalmente definido, porém não é o que ocorre.
O que está acontecendo é uma disputa entre o Brasil e alguns países, sobre a conquista do mar-territorial, que é uma extensão de águas costeiras constituidas por ilhas. O Brasil defende a posse de 200 milhas marinhas, além dos arquipélagos: Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Trindade, Peneiros de São Pedro e São Paulo. Nesse espaço defendido pelo nosso país existem muitos recursos a serem explorados: minerais, biológicas, fósseis e sobretudo o pré-sal.
Por esses motivos o mar-territorial também é chamado de Amazônia Azul, não por causa da sua localização, mas pela sua grande extensão e por está sendo ameçada pelos interesses internacionais, além de haver uma grande diversidade de animais marítimos e algas, acredita-se que muitos ainda são desconhecidos. Com relação as riquezas minerais temos o pré-sal que é uma grande reserva de petróleo que está abaixo de uma espessa camada de sal. Com a conquista da Amazônia Azul, a economia brasileira terá um aumento significativo, pois estima-se que a produção diária de petróleo será de um milhão e trezentos mil barris.
Com a intenção de proteger e explorar as riquezas do mar-territorial, o Brasil fez um acordo militar com a França, que possibilitou o crescimento econômico de ambos, tornando o “Gigante Sul-Americano” o segundo maior produtor de aviões, e ainda possibilitará a produção de um submarino nuclear. Isso só pode acontecer por causa da tecnologia cedida pela França.
O nosso país está passando por alguns problemas relacionados a fragmentação de seu território, onde estados do Sul querem tornar-se independentes, com a argumentação de que são eles que sustentam o território nacional, segundo eles, com essa separação tornariam-se um país de primeiro mundo. Mas sabemos que o sul não é a região que nos sustenta, pois existe uma relação de interdependência entre os estados brasileiros.
Contudo a questão do mar territorial é de suma importancia que o Brasil o conquiste, pois a economia brasileira iria se desenvolver cada vez mais e seria bom também que essa conquista viesse a ser bem administrada fazendo com que o pais se tronar-se mais igualitário. Com relação aos estados que querem separar-se, confessamos que se o sul do país desintegrar-se haverá uma queda na economia brasileira, pois igual a todos os estados esses também são importantes, porém eles teriam muita dificuldade em estabelecer a sua economia sem a ajuda do Brasil.
...