RELATO DE EXPERIÊNCIA FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
Por: Dryka Nunes • 20/11/2021 • Projeto de pesquisa • 907 Palavras (4 Páginas) • 235 Visualizações
RELATO DE EXPERIÊNCIA
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
2º Graduação - Geografia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ADRIANA NUNES SILVA - 210102029
BRASÍLIA
2021
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
2ª GRADUAÇÃO - GEOGRAFIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em GEOGRAFIA da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. (a). JOSILENE BACH CHIMBOSKI HORNUNG
ADRIANA NUNES SILVA - 210102029
BRASÍLIA
2021
Link do microvídeo: https://youtu.be/kStrt3_Px80 |
1. RELATO DE EXPERIÊNCIA
O ano de 2020 trouxe grandes desafios para a educação, dentre eles a necessidade de adaptar os processos de ensino e aprendizagem frente ao contexto pandêmico causado pela Covid-19 e à consequente suspensão das aulas presenciais. Desse modo, o ensino remoto tornou-se uma possibilidade e uma realidade viável, sendo estabelecido, assim, o Regime Especial de Atividades não Presenciais (REANP), aprovado pelos conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação. Com o avanço da pandemia do novo Corona Vírus, a COVID-19 para o ano de 2021, seguindo as orientações do Decreto nº 41.849 de 27 de 27 de fevereiro de 2021 e o Decreto nº 41.874 de 08 de março de 2021, e demais documentos relacionados ao tema, o ano letivo de 2021 para a SEEDF iniciou no regime REANP, ou seja aulas remotas com envio de atividades através da plataforma de ensino Google Classroom. Diante desses acontecimentos ficou-se inviável a realização do estágio supervisionado presencial no ambiente escolar, porém o estágio foi realizado no formato pandemia, com elaboração dos planos de aulas contemplando as turmas de 6º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental e com gravação de micro vídeo sendo executado o plano de aula para a turma do 6º ano contemplando o conteúdo de geografia – Paisagem e seus diferenças, para elaboração do materiais teórico, utilizou-se de pesquisa em sites educacionais, computador e ferramentas digitais – uso de aplicativos. As competências da Base Nacional Comum Curricular apontaram, os caminhos a seguir para o desenvolvimento das habilidades esperadas, possibilitar que os estudantes construam sua identidade relacionando-se com o outro (sentido de alteridade); valorizem as suas memórias e marcas do passado vivenciadas em diferentes lugares; e, à medida que se alfabetizam, ampliem a sua compreensão do mundo.
“Dessa forma, o estudo da Geografia constitui-se em uma busca do lugar de cada indivíduo no mundo, valorizando a sua individualidade e, ao mesmo tempo, situando-o em uma categoria mais ampla de sujeito social: a de cidadão ativo, democrático e solidário. Enfim, cidadãos produtos de sociedades localizadas em determinado tempo e espaço, mas também produtores dessas mesmas sociedades, com sua cultura e suas normas”.
As ferramentas digitais possibilitaram a realização do trabalho mais dinâmico, interativo e produtivo, aproximando ainda mais os estudantes do conhecimento para melhor explanação e abordagem do conteúdo, foram elaborado slides no power point, visando facilitar a visualização e compreensão do assunto a ser estudado.
Para a gravação do vídeo foi utilizado várias ferramentas tecnológicas, como: retroprojetor, computador e aparelho celular.
2: ENTREVISTA: A REALIDADE ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA;
Diante realidade ocasionada pela Pademia da Covid –19 em todo mundo, impossibilitando as aulas presenciais no ambiente escolar, entrevistei um colega que igual a mim compartilhar do mesmo pensamento e angústia ocasionada pela Pandemia com consequência direta na educação.
Realizei algumas perguntas, o qual compartilhou de seus conhecimentos e questionamentos. O entrevistado foi o Professor Jairlson Ribeiro, do Centro Educacional 07 Vendinha do Distrito Federal, a primeira pergunta foi a seguinte:
...