Relatório Do Trabalho De Campo-Ecologia
Por: rdfoits • 10/6/2023 • Relatório de pesquisa • 856 Palavras (4 Páginas) • 70 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA
CENTRO DE ESTUDIS SUPERIORES DE PARINTINS-CESP
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO-ECOLOGIA
PARINTINS-AM
2021
BRUNO ARAUJO
DEYSSON GAMA
KLEMER RODRIGUES
RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO-ECOLOGIA
Este trabalho tem como objetivo a obtenção de nota parcial na disciplina de ECOLOGIA, ministrada pela professora Além silva.
PARINTINS-AM
2021
Resumo
A presente pesquisa está ligada a disciplina de ecologia, esta área de estudo está localizada em Parintins-AM, abordando a caracterização física da área de estudo, com os aspectos ligados ao clima e vegetação. As florestas de várzeas abrangem uma riqueza de espécie relativamente baixa em relação a outras áreas da região como nas florestas de terra firme.
Introdução
Várzea é um tipo de vegetação característico da Amazônia, que ocorre ao longo dos rios e planície imudáveis. Esse ambiente é periodicamente inundado e está sob o regime hidrólogo do rio amazonas e de seus tributários mais próximos, por isso é bastante dinâmico, sendo constantemente remodelado pelos rios.
Os rios que inundam a várzea são de água branca, como os rios amazonas, madeira e Solimões, que possuem grande quantidade de sedimentos em suspensão originados dos Andes. A deposição de sedimentos e de matéria orgânica submersa torna os solos da várzea naturalmente férteis.
Paisagem e tipos de espécies vegetais encontrados.
A pesquisa foi feita em três localidades sendo uma no final da rua Senador José Esteves (Parintins-AM), na Rua da Orla do bairro União (Parintins-AM) e na cidade de Barreirinha. Foi possível identificar nos locais que a floresta de várzea apresenta menor diversidade de plantas do que em outros ecossistemas, pois poucas espécies dispõem desse mecanismo que tolerem o ritmo sazonal de inundação. Mas ainda assim apresenta alto valor, pois contempla espécies restritas e características desse ecossistema. Além disso a várzea apresenta uma alta concentração de biomassa, resultado da grande quantidade de nutrientes do solo. A paisagem encontrada nos locais é de muita poluição (garrafas pets, vidros, sacolas, pneus e etc.) e seca, fazendo com que muitas espécies não se desenvolvam. (figura 01)
Figura 01[pic 1]
Neste tipo de floresta predominam dois tipos de estruturas principais: várzea alta e várzea baixa. A várzea alta acompanha as margens dos rios, onde nessa região o tempo de inundação é menor e a água seca completamente durante os meses menos chuvosos (figura 02).
Figura 02[pic 2]
O solo encontrado em todas áreas é arenoso e muito seco, fazendo com que interfira no ecossistema, pois muitos animais dependem da vegetação para alimentar-se e por conta disso poucas espécies de animais foram vistas nos locais de observação.
A várzea baixa pode permanecer alagada durante todo o ano, pois sendo o nível inferior ao da margem, parte da água que transborda sobre a várzea alta fica represada nessa região (figura 03 e 04). Essa área é maior que a da várzea alta e apresenta uma vegetação com predominância de palmeiras, em especial o açaizeiro e o buriti.
Figura 03[pic 3][pic 4]
Figura 04
A vegetação nos locais de observação é de médio e pequeno porte (figura 05 e 06). As árvores de grande porte ficam localizadas nas margens do rio, entretanto, algumas árvores localizam-se nos leitos dos rios (figura 07), fazendo com que as mesmas se alimentem dos nutrientes encontrados no solo levados pelos sedimentos do rio.
...