TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula De Campo

Trabalho Universitário: Relatório Aula De Campo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  2.608 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO

DISCIPLINA: Geologia Geral

PROFESSOR: Paulo Tarso

DIA: 21/02/2014

PÓLO: Lagamar

ALUNA: Vilma Vieira de Paula Borges MATRÍCULA: 13.1.5595

Esse relatório tem como objetivo relatar a aula de campo, sobre Rochas e Minerais, na matéria de Geologia Geral, do Curso de Geografia da UFOP, ministrada pelo professor Paulo Tarso. Está foi realizada no dia 15 de Fevereiro de 2014, na Região do Sumidouro (encontro dos Córregos Carrapato e Macaco), no Município de Lagamar, Estado de Minas Gerais.

Saímos do Pólo Daniel Vinicius, neste mesmo município as 08h00min horas da manhã e nos dirigimos para a Fazenda na qual os córregos citados se encontram. Nossa primeira parada foi em frente a cede da fazenda, onde nos concentramos no professor que nos explicou sobre planaltos, planície, solo, intemperismo, sedimentos, rochas e minerais.

Figura 1 – Início da aula na sede da Fazenda Carrapato.

Figura 2 – Demonstração da reação de um produto químico em um pedaço de rocha aquecido.

É uma localidade com várias rochas e plantações de solo fértil. Após nos dar as coordenadas geográficas da Fazenda Carrapato, as quais foram, neste primeiro ponto de 18º, 11 min. e 30 seg. Sul; 46º, 51 min. e 31 seg. Oeste e altitude de 757m o professor nos explicou sobre a ação das intempéries sobre a Geosfera, citando exemplos interessantes de nosso cotidiano; sobre o ácido que as plantas liberam para que possam absorver nutrientes – cálcio - das rochas; que a serra é o pior lugar para o intemperismo depois o planalto, sendo que o melhor é a planície e também que a erosão é mais intensa no topo da serra e menos intensa na planície mediana, no planalto e em local de clima tropical úmido. Em seguida ao observar as rochas em si deixou bem claro que aquelas tantas observadas por nós são rochas sedimentares (calcário) com um tempo aproximado de 600 milhões de anos atrás, causada por uma precipitação. Neste mesmo ponto, em outra localidade da fazenda, visitamos o local onde os córregos se encontram.

Imagem 3 – Nossa chegada ao local indicado.

Imagens 4 e 5 – O Sumidouro

Imagem 6 – Concentração dos alunos na explicação do professor Paulo

Neste local observamos a vegetação, as rochas, e o professor nos falou das características destas rochas,como suas cores diferenciadas, algumas com listas bem definidas. Nós, alunos coletamos amostras para posterior estudo mais profundo sobre as mesmas.

Nosso segundo ponto foi uma localidade mais elevada da fazenda com as seguintes coordenadas: Altitude de 814 m, 18º 11’, 4’’ Sul e 46º 51’, 20’’ Oeste. Lá encontramos rochas com características bem diferentes das observadas no primeiro ponto. À primeira pergunta do professor, qual é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com