RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO: ASPECTOS DOS CORPOS HÍDRICOS DO PERÍMETRO URBANO DE BOA VISTA/RR Boa Vista - RR Jun./
Artigo: RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO: ASPECTOS DOS CORPOS HÍDRICOS DO PERÍMETRO URBANO DE BOA VISTA/RR Boa Vista - RR Jun./. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pontesbv8 • 22/9/2014 • 207 Palavras (1 Páginas) • 585 Visualizações
INTRODUÇÃO
O sistema de drenagem natural da cidade de Boa Vista é formado pelo Rio Branco e seus afluentes. O sistema de drenagem se compõe por uma densa e complexa rede de igarapés e lagos que possuem regime permanente (perenes) ou temporário (intermitentes) durante o ano.
Com a ocupação humana no decorrer dos anos, a cidade presencia atualmente um quadro quanto à preservação de seus recursos hídricos, em que muitos deles desapareceram e outros tiveram seu regime modificado, outros ainda se tornaram valas para escoamento de esgotos e depósitos de resíduos e entulho. A maioria das nascentes de igarapés que cortam o perímetro urbano e que são tributários ou afluentes do Rio Branco foram comprometidas ou extintas pela retirada da cobertura vegetal ou por aterro para dar lugar a lotes residenciais.
A ocupação humana atrelada a falta de infraestrutura urbana para a coleta e adequado tratamento de esgotos sanitários e pluviais acaba por alterar as características físico-químicas dos corpos hídricos com consequências diretas para a microflora e para os próprios moradores de seu entorno que dele se utilizam. Assim, o objetivo da aula de campo que resulta no presente relatório é visualizar cada uma dessas alterações nos leitos dos principais corpos hídricos comparando-as com os conhecimentos teóricos adquiridos em sala.
...