Relatório sobre planície
Por: jessicaroberta • 19/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.567 Palavras (7 Páginas) • 501 Visualizações
A princípio, tivemos no primeiro local de análise que aconteceu na bacia do ribeirão, o contato com uma ruptura topográfica como mostra a imagem abaixo, localizada na avenida professor Mario Palmério, que representa uma diferenciação erosiva e aumento da declividade, teremos este tipo de relevo quando existir uma mudança brusca na declividade. Este lugar apresenta as seguintes coordenadas geográficas: Longitude- 714666, Latitude- 7785146, Zona- 22K, Altitude- 517m.
[pic 1]
Fonte: própria (ruptura topográfica)
Podemos observar que a declividade é maior do lado esquerdo desta avenida, é importante ressaltarmos a diferença de relevo existente nessa área já que a partir da sedimentação trazida pela água, a área mais baixa fica planificada, os sedimentos que estavam na parte superior (parte alta) se depositam na parte inferior (parte baixa), concluímos que o fator desta mudança de relevo foi a sedimentação, devido ao fato de estar ao lado do rio.
Neste local onde o relevo está plano podemos observar outra linha de ruptura topográfica, o relevo começa a mudar novamente, ganhando declividade, o lugar onde é estabelecido o limite entre plano e declividade também podemos nomear de linha de inundação. Além disso, podemos constatar uma área de preservação permanente (APP), que são basicamente espaços territoriais legalmente protegidos caracterizados ambientalmente como frágeis e vulneráveis, notamos que está, cada vez mais próxima a área urbana, gerando impactos nestas áreas que deveriam ser preservadas, ainda mais por ser uma área de nascente. A figura abaixo mostra o local onde analisamos estes fatores:
[pic 2]
Fonte: própria (área de declividade com sedimentação/ área de planície)
No segundo local de análise, que aconteceu na ponte do Ribeirão, onde constatamos que o local apresentava margem com terraço, podemos chegar a esta conclusão devido ao barranco presente na margem deste rio, nota-se a borda levemente elevada.
Este local apresenta o princípio da formação de um dique, definimos esta área como Acumulo de Planície e Terraço Fluvial, sendo esta pouco inundável, podemos prever a possibilidade, que em algumas centenas de anos esta área poderá ter a total formação do dique, isto só acontecerá se não houver a degradação deste local. Christofoletti comenta:
As feições fluviais surgem como resposta aos processos deposicionais, as condições de sedimentação e o arranjo estrutural do acamamento sedimentar. Nos ambientes tropicais úmidos predominam, nas áreas mais elevadas, os sedimentos médios a finos e nas áreas mais rebaixadas e próximas ao canal hídrico, os sedimentos grosseiros (CHRISTOFOLETTI, 1981).
Este lugar apresenta as seguintes coordenadas geográficas: Longitude- 71094, Latitude- 7785114, Zona-22K e Altitude- 491m. Podemos observar estas definições na ilustração abaixo, sendo esta a ponte do Ribeirão.
[pic 3]
Fonte: própria (ponte do Ribeirão Frutal)
No terceiro ponto de análise localizado na Rua das Adálias, temos um canal hídrico soterrado, podemos dizer que era um rio de primeira ordem. Podemos observar através de imagens de satélites que até o ano de 2010 era possível ver a passagem do canal, esta área era contemplada pela existência de vários olhos d’ agua.
Este canal desapareceu devido a intervenção em área de APP de veredas que é proibido por lei a não ser que se tenha permissão para tal ação, esta intervenção resultou no aterramento do curso d’ agua com finalidade de construção civil. Nas áreas urbanas, muitas vezes o limite das APP é infringido, seja por ocupações irregulares, onde os loteamentos regulares também avançam sobre as APP. Esse cenário é possível, pois o CFB em parágrafo único do artigo segundo estabelece que intervenção em áreas de APP:
No caso de áreas urbanas, (...) e nas regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, em todo o território abrangido, observar-se-á o disposto nos respectivos planos diretores e leis de uso do solo, respeitados os princípios e limites a que se refere este artigo.
Este lugar apresenta as seguintes coordenadas geográficas: Latitude- 7785169, Longitude- 715150, Zona- 22K e elevação de 491m. Podemos observar estas definições na ilustração abaixo, sendo esta a do canal hídrico soterrado.
[pic 4]
Fonte: própria (canal hídrico soterrado)
A seguir nos deparamos com um afloramento de água, notamos uma nascente tentando existir mesmo após o aterramento feito pela construtora, que alegou que a água que existia era de chuva. Entretanto, como o conceito de nascente pode ser entendido de diversas formas, quando considerado desde o senso comum até o tratamento diferenciado por diversas áreas do conhecimento (FELLIPE e MAGALHÃES Jr., 2013). Há uma divergência de opiniões sobre a água que existe neste local. Uma possível solução para que a nascente volte a minar normalmente seria retirar toda a terra que foi colocada por cima e fazer a revegetação desta área, por todos estes fatores nós caracterizamos este terreno instável, e que num futuro não muito distante, poderá ocorrer muitas inundações já que a área irá estar totalmente impermeabilizada. Podemos observar na imagem os aspectos descritos acima.
[pic 5]Fonte: própria (nascente soterrada)
No quarto ponto podemos observar uma delimitação natural de área de Preservação Permanente (APP), a partir da coloração da vegetação, que de um lado apresenta mais esverdeado, pois está próximo da agua e o outro lado que está menos esverdeado, pois naquele local a raiz não consegue absorver a agua. Este lugar apresenta as seguintes coordenadas geográficas: Longitude-715089, Latitude- 7785345, Zona- 22K e Altitude- 493m. Podemos observar estas características na imagem abaixo.
[pic 6]
Fonte própria (área de delimitação natural)
No quinto local analisado que foi a margem do rio, podemos perceber que temos uma área de interferência maior deste rio. Notamos a margem de trabalho do rio, onde ele serpenteia. Em médio um rio demora cerca de 20 anos para mudar o seu curso, neste local também podemos observar a presença da vegetação que se apodera do oxigênio da água, sendo prejudicial para a fauna existente naquele rio. Este lugar apresenta as seguintes coordenadas geográficas: Longitude- 751054, Latitude- 77885354, Zona- 22K, Altitude- 489m. Podemos observar na imagem abaixo a área descrevida.
...