Resenha crítica sobre o filme Dirt! The Movie
Por: Fábio Ferreira • 18/8/2019 • Resenha • 535 Palavras (3 Páginas) • 871 Visualizações
Nome: Fabio Vinicius Ferreira Chaves Turno: Diurno Nº USP 10704247
Docente: Professora Doutora Deborah de Oliveira
Data: 18/08/2019 Disciplina: FLG1254
Resenha crítica sobre o filme Dirt! The Movie
É possível ver ao longo do filme que o ser humano e o solo sempre tiveram uma relação íntima, pois desde o início da nossa civilização a terra fez parte para nos ajudar a desenvolver e crescer como sociedade, e ao longo do tempo nossa espécie utiliza e utilizou o terreno onde está para plantar e sobreviver e se desenvolver cada vez mais. Entretanto com o tempo pode-se se dizer que a relação entre solo e homem foi ficando “complicada”, tendo em vista que nós estamos o consumindo-o cada vez mais e mais de uma forma exagerada, sem ter respeito a esse recurso tão essencial em nossas vidas.
Com o decorrer do filme é possível ver a relação que algumas culturas têm com a terra onde estão e como existe um profundo respeito sobre ela, porém o filme também mostra como o sistema capitalista de produção está a cada dia consumindo o solo, em uma busca incessante de cada vez mais lucro. Com isso fica evidente o atual papel do homem como modificador do espaço onde vive, que seria o de destruidor. O constante esgotamento dos recursos naturais para obter mais rentabilidade gera profundos impactos ambientais, muitos deles atingindo o solo diretamente, desde a utilização da monocultura em milhares de quilômetros de terra, até o desmatamento e queimadas, e tudo isso levando a desgastes irreversíveis desse recurso tão precioso.
Tudo isso fazendo com que áreas cada vez maiores venham a entrar em processo de desertificação, e hoje o homem como fator de formação do solo, ou melhor destruição, causa um desgaste grande mais.
Como vemos durante parte da fala da Vandana Shiva, seu povo tem um respeito muito grande pelo solo e desde muito cedo aprendem como tratá-lo de forma a não desgastá-lo e sempre deixando-o fértil, e também mostra que o solo não serve apenas para plantio mostra como algumas casas são feitas na Índia e os benefícios de sua confecção , isso é um grande exemplo que deve ser seguido para uma melhora da qualidade de vida do ser humano, tendo em vista que o homem tira sua alimentação da terra, e depende do estado do solo para permanecer crescendo e se desenvolvendo.
E uma maneira de melhorar a relação entre homem e solo seria no caso da agricultura, a utilização da rotação de culturas para evitar o esgotamento dos nutrientes do solo e assim sempre estar sendo reposto com as diversas culturas presentes, uma redução no uso de agrotóxicos e pesticidas que acabam prejudicam o solo, redução do desmatamento e começar ser feito o reflorestamento, mais uma vez para enriquecer o solo com nutrientes essenciais para sua utilização e manutenção.
O homem tem que inverter essa posição de destruidor e se tornar um reparador do solo, pois se continuar nesse caminho de busca interminável de mais e mais lucro o solo uma hora irá “acabar”, e não será possível plantar e usufruir dos benefícios que ele nos traz.
...