Revestimentos
Resenha: Revestimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jassiara • 22/11/2013 • Resenha • 314 Palavras (2 Páginas) • 423 Visualizações
Apesar das grandes empresas produtoras de frutas já dominarem tecnologias necessárias à obtenção de um produto de boa qualidade, como por exemplo a utilização de refrigeração, existem ainda pequenos produtores que não têm condições de adotar uma estrutura de cadeia de frio, sendo obrigados a armazenar seus frutos em condições ambiente por períodos relativamente prolongados até a comercialização, como é o caso do Agropolo Mossoró-Assú (Mendonça et al., 2004).
Segundo Abbott (1999), a qualidade de um fruto está relacionada com suas propriedades sensoriais (aparência, textura, aroma e sabor), valor nutricional, constituintes químicos, propriedades mecânicas, propriedades funcionais e defeitos.
Os métodos para prolongar a vida pós-colheita de frutas em geral incluem atmosfera modificada, que pode ser obtida pelo acondicionamento das frutas em filmes plásticos ou pelo recobrimento com ceras especiais (Chitarra & Chitarra, 2005). A atmosfera modificada refere-se ao armazenamento de frutas e hortaliças em atmosferas cujas concentrações de oxigênio (O2), gás carbônico (CO2) e nitrogênio (N2) são diferentes daquelas encontradas na composição normal do ar ambiente (21% de O2; 0,03% de CO2 e 78% de N2) (Sigrist et al., 2002).
Segundo Yamashita et al. (2001), a embalagem de frutos em filmes plásticos diminui as taxas de respiração, transpiração, crescimento microbiano e outras reações metabólicas que ocorrem no produto, através da criação de uma micro-atmosfera ótima. Os filmes plásticos de uso mais generalizado em pós-colheita são o cloreto de polivinil (PVC), polietileno de baixa densidade (PEBD) e polietileno de alta densidade (PEAD). Esses filmes apresentam diferentes graus de permeabilidade ao vapor de água e aos gases CO2 e O2 e etileno. O filme de PVC apresenta maior permeabilidade ao vapor de água, seguida do PEBD e PEAD (Finger & Vieira, 1997). O filme plástico à base de cloreto de polivinila (PVC), devido à praticidade, custo relativamente baixo e alta eficiência, tem sido bastante utilizado, principalmente, quando associado ao armazenamento refrigerado para perdas de frutas (Sousa et al., 2002).
...